Qual o conceito de ÓRGÃOS PÚBLICOS? Assinale a alternativa CORRETA:
- A) Contém em si não só as leis, mas, também o interesse público e a moralidade.
- B) Entidade Pública que transfere serviços e para outra entidade autônoma. Distribui serviços entre seus próprios departamentos ou órgão subalternos.
- C) Uma unidade que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo de expressar a vontade do Estado.
- D) A administração pública delega a outrem a execução de um serviço público.
- E) Compreende qualquer conduta ou comportamento da Administração que, como parte contratual, torne impossível a execução do contrato ou provoque seu desequilíbrio econômico.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Uma unidade que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo de expressar a vontade do Estado.
GABARITO - C
A questão é específica e direta ao exigir do candidato o conceito de órgãos públicos.
Para identificar a alternativa correta vamos buscar na doutrina o que os autores entendem conceitualmente sobre órgãos públicos.
Órgãos Públicos, de acordo com a definição do jurista administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello
são unidade abstratas que sintetizam os vários círculos de atribuição do Estado.
Os juristas administrativos Marcelo Allexandrino e Vicente Paulo assim definem órgãos públicos:
órgãos são meros conjuntos de competências, sem personalidade jurídica própria; são resultado da técnica de organização administrativa conhecida como "desconcentração".
O professo Hely Lopes Meirelles assim conceitua órgãos públicos:
são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada a pessoa jurídica a que pertence
Pelo contexto doutrinário que se insere os órgãos públicos podemos destacar suas características principais:
- unidades ou centro de competências;
- sem personalidade jurídica própria
- criados para o desempenho das funções e vontades do Estado
- ocupados por agentes públicos
Nessas condições, vamos as alternativas identificar àquela que contempla corretamente as características principais dos órgãos públicos e que permite alcançar seu conceito:
a) Contém em si não só as leis, mas, também o interesse público e a moralidade.INCORRETA
b) Entidade Pública que transfere serviços e para outra entidade autônoma. Distribui serviços entre seus próprios departamentos ou órgão subalternos.INCORRETA
c) Uma unidade que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo de expressar a vontade do Estado. CORRETA
d) A administração pública delega a outrem a execução de um serviço público.INCORRETA
e) Compreende qualquer conduta ou comportamento da Administração que, como parte contratual, torne impossível a execução do contrato ou provoque seu desequilíbrio econômico.INCORRETA
Dentre os conceitos propostos nas alternativas, somente a alternativa C está correta e contempla os principais elementos para a definição de órgãos públicos.
Deixe um comentário