Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe as imagens:

 
c. 2100 a.C. Museu Egípcio, Turim
 
c. 645 a.C. Museu Britânico, Londres
FARIA, R.; MIRANDA, M.; CAMPOS, H. Estudos de História. SP: FTD, 2009. Vol. 1, p. 47 (adaptado)
 
Nas gravuras, veem-se uma pintura egípcia (2100 a.C.) e um baixo-relevo mesopotâmico (645 a.C.). A partir desses dois modos de representar a vida cotidiana na Antiguidade Oriental, é possível afirmar:
I. Uma característica comum às civilizações do Egito e da Mesopotâmia, na Antiguidade, era o predomínio do comércio sobre as atividades agropastoris.
II. As duas civilizações tinham como atividade primordial a agricultura de irrigação e utilizavam os animais como principal meio de transporte.
III. Na produção artística de cada povo, o historiador encontra não apenas o registro do mundo do sagrado, do poder e da vida material, mas também a indicação de valores e costumes existentes nas sociedades.
IV. A arte dos povos antigos não tinha função política nem religiosa e era, antes de mais nada, a expressão da sensibilidade do artista e a fruição prazerosa do espectador.
Está(ão) correta(s):
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B

As civilizações egípcia e mesopotâmica eram denominadas "civilizações de regadio", ou seja, que se desenvolveram às margens de grandes rios, o que lhes permitiu um amplo desenvolvimento da agricultura de irrigação. O conceito de arte como "expressão da sensibilidade do artista" é um conceito moderno; nessas civilizações antigas a arte estava diretamente ligada à religião, e em alguns casos, representação de costumes. Estão coerentes as assertivas II e III, portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *