Sobre as noções gerais de Direito Administrativo, assinale a opção INCORRETA.
- A) O direito administrativo pátrio é considerado não contencioso.
- B) Tem como objeto o estudo da organização e estrutura da Administração Pública.
- C) É considerado como um direito não codificado, pois, não é reunido em uma única lei, mas em várias leis específicas, chamadas de legislações esparsas.
- D) Pertence ao ramo do Direito Público, ou seja, está submetido, principalmente, às regras de caráter público (assim como o Direito Constitucional e o Direito Civil).
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Pertence ao ramo do Direito Público, ou seja, está submetido, principalmente, às regras de caráter público (assim como o Direito Constitucional e o Direito Civil).
Gabarito: Letra D
Sobre as noções gerais de Direito Administrativo, assinale a opção INCORRETA.
a) O direito administrativo pátrio é considerado não contencioso.
CERTO. O Brasil não possui um sistema administrativo contencioso.
Diferentemente do sistema adotado na França, em que se constituiu um Tribunal Contencioso Administrativo, no Brasil não existe previsão constitucional de Tribunais e Juizes Administrativados.
Ademais, cabe relembrar que em face do Princípio da Unicidade da Jurisdição, somente o Poder Judiciário possui a função típica de julgar e solucionar conflitos.
Logo, item correto.
b) Tem como objeto o estudo da organização e estrutura da Administração Pública.
CERTO. A Administração Pública compreende o estudo dos órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas, que possuem atividade jurídica não contenciosa, exercendo essas funções para consecução de finalidades públicas.
Portanto, item correto.
c) É considerado como um direito não codificado, pois, não é reunido em uma única lei, mas em várias leis específicas, chamadas de legislações esparsas.
CERTO. O Direito Administrativo não possui um código único, a exemplo do Código Civil ou do Código Tributário.
Em verdade, a legislação administrativa compreende diversas legislações, como a Lei nº 8.666/93, que trata de licitações e contratos, a Lei nº 9.784/99, que trata do processo administrativo, e assim por diante.
Assim, item correto.
d) Pertence ao ramo do Direito Público, ou seja, está submetido, principalmente, às regras de caráter público (assim como o Direito Constitucional e o Direito Civil).
ERRADO. O erro da alternativa está em afirmar que o Direito Civil possui regras de caráter público, pois o Direito Civil é regido por regras de direito privado.
Dessa forma, alternativa incorreta.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra D.
Deixe um comentário