O estudo do objeto do Direito Administrativo busca identificar os atos ou situações regulamentadas pelas normas, sendo que, no Brasil, o objeto possui grande amplitude. Conforme Di Pietro, é o chamado Direito Administrativo descritivo em que o objeto do direito administrativo compreende, exceto:
- A) As relações internas entre órgãos e entidades administrativas.
- B) As prestações de serviços públicos mediante contrato de concessão.
- C) As relações entre a administração e os administrados.
- D) As atividades judicantes contenciosa da Administração.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) As atividades judicantes contenciosa da Administração.
GABARITO - D
O direito é tradicionalmente dividido em dois grande ramos:
- Direito Público
- Direito Privado
O direito administrativo, componente do ramo do direito público, tem como principal atribuição a regulação dos interesses da sociedade, além dessa atribuição, corresponde ainda ao direito administrativo conjunto de regramento e princípios aplicáveis a regulação, estruturação e funcionamento:
- interno dos órgãos e entidades administrativo;
- da relação entre a Administração Pública e seus agentes;
- ao exercício das funções administrativas e serviços públicos que execute diretamente por meio de sua estrutura ou por meio de concessões aos particulares;
- da relação entre a administração e os administrados;
- a gestão dos bens públicos;
- a busca da satisfação da finalidade geral da Administração Pública em bem atender os anseios e interesses públicos.
Diante do extenso rol do objeto de regulação e amplitude da aplicação das normas administrativas apresentados, vamos as alternativas identificar a atividade não contemplada nas atribuições do regime jurídico administrativo.
a) As relações internas entre órgãos e entidades administrativas. CORRETA
b) As prestações de serviços públicos mediante contrato de concessão. CORRETA
c) As relações entre a administração e os administrados. CORRETA
d) As atividades judicantes contenciosa da Administração. INCORRETA
A função típica do Poder Executivo regulada pelo direito administrativo é o exercício da administração pública em sentido amplo, conferindo o fiel cumprimento às leis, aplicando o direito aos casos concretos não litigiosos. Enquanto que a função principal do Poder Judiciário é aplicar e dizer o direito ao caso concreto litigioso, por meio do exercício da jurisdição.
Muito embora o Poder Executivo, tipicamente, exerce a administração pública, de forma secundária ou atípica atua na solução de conflitos e litígios administrativos (decisões proferidas em âmbito de processo administrativo), no Brasil, somente o Poder Judiciário é o detentor de jurisdição, com caráter definitivo por meio da coisa julgada.
Assim, a alternativa D deve ser assinalada por não corresponder corretamente a um dos objetos regulados pelo Direito Administrativo.
Deixe um comentário