A Administração Pública pode ser estudada sob dois enfoques diferentes: sentido material e sentido formal. A administração pública ou governo em sentido formal deve ser entendida como:
- A) Conjunto de atividades finalísticas atribuídas aos entes federativos.
- B) Conjunto de poderes e órgãos constitucionais.
- C) Conjunto de ações da administração para atender as necessidades da coletividade.
- D) Conjunto de relações introversas para a efetivação das relações externas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Conjunto de poderes e órgãos constitucionais.
GABARITO - B
Administração Púbica é a forma como o Estado governa, ou seja, como executa as suas atividades voltadas para o atendimento para o bem estar de seu povo.
Pode ser conceituado em dois sentidos:
- a) sentido formal, orgânico ou subjetivo: o conjunto de órgãos/entidades administrativas e agentes estatais, que estejam no exercício da função administrativa, independentemente do poder a que pertençam, tais como Poder Executivo, Judiciário ou Legislativo ou a qualquer outro organismo estatal. Confunde-se com os sujeitos que integram a estrutura administrativa do Estado. Assim, num sentido formal, Administração Pública representa o conjunto de órgãos, agentes e entidades que desempenham a função administrativa.
- b) sentido material ou objetivo: conjunto das atividades administrativas realizadas pelo Estado, que vai em direção à defesa concreta do interesse público. Em outras palavras, a Administração Pública confunde-se com a própria função (atividade) administrativa desempenhada pelo Estado. O conceito de Administração Pública está relacionado com o objeto da Administração. Não se preocupa aqui com quem exerce a Administração, mas sim com o que faz a Administração Pública.
Diante do posicionamento doutrinário majoritário acerca dos sentidos que podem revestir o conceito de Administração Pública, vamos as afirmativas propostas na questão identificar a alternativa que corresponde corretamente a administração pública em sentido formal.
a) Conjunto de atividades finalísticas atribuídas aos entes federativos. INCORRETA
As atividades finalísticas atribuídas aos entes refere-se à Administração Pública em sentido material ou objetivo.
b) Conjunto de poderes e órgãos constitucionais. CORRETA
Em sentido formal, Administração Pública representa o conjunto de poderes, órgãos, agentes e entidades que desempenham a função administrativa.
c) Conjunto de ações da administração para atender as necessidades da coletividade. INCORRETA
As ações da administração ou atividades estatais desempenhadas pelo Estado para atender anseios coletivos corresponde à Administração Pública em sentido material.
d) Conjunto de relações introversas para a efetivação das relações externas. INCORRETA
As relações introversas para efetivação das relações externas configura atividade estatal necessária para a estabilização das relações externas ao Estado.
Por se tratar de uma atividade ou ação promovida pelo Estado é caracterizada como Administração Pública em sentido material.
Diante dos critérios utilizados para a conceituação de Administração Pública, a alternativa B que corresponde ao critério em sentido formal.
Deixe um comentário