Assinale a alternativa que contempla corretamente uma característica da Administração Pública.
- A) Prática de atos políticos.
- B) Pode fazer o que a lei permite e o que não proíbe.
- C) Detém poderes de caráter instrumental.
- D) Desprovida de poder de polícia.
- E) Conduta não hierarquizada.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Detém poderes de caráter instrumental.
Gabarito: Letra C
a) Prática de atos políticos.
ERRADO. A prática de atos políticos está relacionada à função de Governo exercida pelo Chefe do Executivo, não se confundindo com os atos de Estado, que são aqueles praticados na função administrativa.
Logo, item incorreto.
b) Pode fazer o que a lei permite e o que não proíbe.
ERRADO. Por força do princípio da legalidade, à Administração só é permitido fazer o que está expressamente previsto em lei.
Portanto, item incorreto.
c) Detém poderes de caráter instrumental.
CERTO. O regime jurídico de Direito Público garante à Administração a prerrogativa de utilização de poderes instrumentais, a fim de melhor realizar a atividade administrativa.
Nesse sentido, surgem os poderes disciplinar, hierárquico, de polícia, de autotutela, entre outros.
Sendo assim, item correto.
d) Desprovida de poder de polícia.
ERRADO. O poder de polícia confere prerrogativas para que a Administração Pública, mediante atos normativos ou concretos, limite ou discipline direito individual visando à garantia e manutenção do interesse público.
É por meio do poder de polícia que a administração fiscaliza estabelecimentos comerciais quanto à higiene, estabelece a correta ocupação do espaço territorial, concede o usufruto de espaços públicos ao particular, entre outros.
O art. 78 do Código Tributário Nacional prevê:
Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Desse modo, item incorreto.
e) Conduta não hierarquizada.
ERRADO. A Administração Pública distribui suas competências internamente utilizando-se do poder hierárquico.
Nesse sentido, o poder hierárquico consiste na prerrogativa da Administração Pública de distribuir verticalmente suas funções no âmbito de determinada estrutura administrativa.
Decorrente dessa hierarquia, é possível que o superior reveja os atos praticados pelos subordinados, quando os considere inoportunos ou inconvenientes, ou por motivos de ilegalidade.
Dessa forma, item incorreto.
Diante do exposto, nosso gabarito é a Letra C.
Deixe um comentário