Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à conceituação da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.


I. Administração Pública é a ciência de gerenciamento aplicada aos negócios do Estado.

II. Administração Pública são a organização e a gerência de homens e materiais para a consecução de propósitos de um governo.

III. Administração Pública é a gestão dos bens e interesses qualificados da comunidade, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum.


Assinale:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gabarito: LETRA E

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO SENTIDO OBJETIVO:

“Trata-se da própria gestão dos interesses públicos executada pelo Estado, seja através da prestação de serviços públicos, seja por sua organização interna, ou ainda pela intervenção no campo privado, algumas vezes até de forma restritiva (poder de polícia). Seja qual for a hipótese da administração da coisa pública, é inafastável a conclusão de que a destinatária última dessa gestão há de ser a própria sociedade, ainda que a atividade beneficie, de forma imediata, o Estado. É que não se pode conceber o destino da função pública que não seja voltado aos indivíduos, com vistas a sua proteção, segurança e bem-estar. Essa é a administração pública, no sentido objetivo” (JOSÉ, 2007)

  

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO SENTIDO SUBJETIVO: 

“a expressão pode também significar o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas. Toma-se aqui em consideração o sujeito da função administrativa, ou seja, quem a exerce de fato. Para diferenciar este sentido da noção anterior, deve a expressão conter as iniciais maiúsculas: Administração Pública” (JOSÉ, 2007)

  

I. Administração Pública é a ciência de gerenciamento aplicada aos negócios do Estado.

CORRETA

Sim, a Administração é uma ciência. Há diversos conceitos para Administração, inclusive o conceito é bastante abrangente, mas em resumo podemos dizer que é uma ciência (uma área de estudo; uma disciplina; etc.) que estuda as organizações, utilizando técnicas de gestão para atingir os objetivos de maneira eficiente. Quando se trata de Administração Pública é aplicada aos negócios do Estado. 

 


II. Administração Pública são a organização e a gerência de homens e materiais para a consecução de propósitos de um governo.

CORRETA

Quando a assertiva diz "a organização de homens e materiais" está se referindo a pessoas e a recursos necessários para o gerenciamento e consecução dos propósitos do governo; o que está correto, pois vocês se lembram do conceito de Administração Pública no sentido subjetivo? "...o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas...". Para que os agentes, órgãos e pessoas possam executar as atividades se faz necessário alguns recursos materiais, certo? Sendo assim é correto afirmar que Administração Pública é a organização e a gerência de homens e materiais. 

 

Com relação ao finalzinho da assertiva, alguns estudantes questionaram o fato de mencionar "propósitos de um governo", pois acreditavam que o mais correto seria "propósitos da Administração Pública", entendendo Governo como temporário e Administração Pública como perene. ocorre que Governo (órgãos governamentais) faz parte da Administração Pública no sentido amplo. Conforme os ensinamentos de Di Pietro (2009), a Administração Pública, em sentido amplo, abarca, em sentido subjetivo, os órgãos governamentais (Governo) e os órgãos administrativos (Administração Pública em sentido estrito e próprio), e, em sentido objetivo, a função política - que traça as diretrizes governamentais - e a função administrativa - que as executa. 

 


III. Administração Pública é a gestão dos bens e interesses qualificados da comunidade, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum. 

CORRETA
Perfeito! Foi praticamente um copia e cola da doutrina.

“Administração Pública, portanto, é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade no âmbito federal, estadual ou municipal, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum” (MEIRELLES, 2004)

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *