Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Integram a Administração Pública, em sentido amplo,

Resposta:

A alternativa correta é a letra **A)**. As autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações governamentais integram a Administração Pública em sentido amplo.

A Administração Pública em sentido amplo engloba todas as entidades que desempenham funções públicas, independentemente de sua natureza jurídica. Nesse sentido, além dos órgãos da administração direta, incluem-se as entidades que compõem a administração indireta, como:

  • Autarquias: pessoas jurídicas de direito público com autonomia administrativa e financeira, criadas por lei para desempenhar atividades específicas do Estado. Exemplos: INSS, IBGE, Banco Central do Brasil.
  • Empresas Públicas: pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei, com capital exclusivamente estatal, para desempenhar atividades de natureza econômica. Exemplos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios.
  • Sociedades de Economia Mista: pessoas jurídicas de direito privado, com capital misto (estatal e privado), criadas por lei para desempenhar atividades de natureza econômica. Exemplos: Petrobras, Eletrobras.
  • Fundações Governamentais: pessoas jurídicas de direito privado, criadas por lei para desempenhar atividades de interesse público. Exemplos: Fundação Nacional de Artes (Funarte), Fundação Nacional do Índio (Funai).

As organizações sociais (OS) e as organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) não se encaixam na Administração Pública em sentido amplo. Apesar de desempenharem funções públicas, elas são entidades privadas sem fins lucrativos que colaboram com o Estado na prestação de serviços públicos, mas não integram a estrutura administrativa do Estado.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *