Existem duas importantes correntes que estudam o Estado: a histórico-indutiva e a lógico-dedutiva. Das alternativas a seguir, o autor que faz parte da segunda corrente é
- A) Vico.
- B) Hegel.
- C) Rosseau.
- D) Marx.
- E) Engels.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Rosseau.
A questão cobra as origens do Estado, segundo discorre Bresser Pereira (1995).
Para o autor, existem duas correntes ou tradições básicas no estudo do Estado, que se diferenciam pelo método pelo qual encaram o fenômeno:
- A corrente histórico-indutiva, que tem origem em Aristóteles, passa por Santo Tomás, Vico, Hegel, Marx e Engels, além de filósofos norte-americanos.
- A corrente lógico-dedutiva, que está apoiada no contratualismo fundado por Hobbes e continuado por todos os jus naturalistas até Rousseau e Kant.
Portanto, da corrente lógico-dedutiva faz parte o autor mencionado na alternativa C, já que todas as outras apresentam autores da corrente histórico-indutiva.
Em suma, a primeira corrente diz que o Estado surge da dissolução da comunidade primitiva e da divisão da sociedade em classes; a segunda corrente diz que o Estado é o resultado político institucional de um contrato social por meio do qual os homens cedem uma parte de sua liberdade a esse Estado para que este possa manter a ordem ou garantir os direitos de propriedade.
BRESSER PEREIRA, L. C.. Estado, Sociedade Civil e Legitimidade Democrática. In Revista Lua Nova, nº 36, 1995.
Deixe um comentário