Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O desenvolvimento dos serviços públicos, campo de atividades do Estado exercidas por ele ou mediante delegação a particulares, obedece a princípios próprios.

Sobre esses princípios, assinale a alternativa correta.

Resposta:

Questão:

O desenvolvimento dos serviços públicos, campo de atividades do Estado exercidas por ele ou mediante delegação a particulares, obedece a princípios próprios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa correta.

  • A) O princípio da generalidade ou igualdade dos usuários está previsto como decorrência do serviço adequado previsto em lei e significa que os serviços públicos devem beneficiar o todos os indivíduos, sem discriminar ou privilegiar de maneira alguma os usuários.
  • B) O princípio da generalidade decorre do princípio da impessoalidade, pelo qual a prestação deve ser feita de forma igual, aberta ou indistintamente, sendo ainda voltado a atender à totalidade dos usuários, tendo em vista seu objetivo de universalidade.
  • C) O princípio da modicidade das tarifas, previsto expressamente no art. 6°, § 1°, da lei 8.987/95, é aquele segundo o qual os serviços públicos devem ser remunerados a preços de mercado, pois, se forem pagos com valores elevados, muitos usuários serão alijados do universo de beneficiários do serviço disponibilizado.
  • D) Alguns serviços públicos, quando ofertados por órgãos públicos, como saúde e educação prestados por estabelecimentos oficiais, são gratuitos; mas o inciso I do art. 208 da Constituição garante que esses serviços possam ser cobrados desde que sigam o princípio da modicidade de preços.
  • E) O princípio da mutabilidade do regime jurídico é aquele segundo o qual os concessionários ou demais contratantes com o Poder Público estão protegidos de quaisquer alterações (unilaterais) no contrato por parte da administração.

Explicação:

A alternativa correta é B)

O princípio da generalidade decorre do princípio da impessoalidade, que estabelece que a prestação do serviço deve ser feita de forma igual, aberta ou indistintamente, sem discriminação ou privilégios, visando atender à totalidade dos usuários.

As demais alternativas apresentam conceitos incorretos ou se referem a outros princípios do direito administrativo, como o da modicidade das tarifas (alternativa C) ou o da mutabilidade do regime jurídico (alternativa E).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *