Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas a seguir:

I. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, exceto em casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, regidos por leis específicas.

II. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, garantindo o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, consolidando a moralidade do ato administrativo.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.

Gabarito da banca: letra C.

 

Gabarito do professor: letra B.

 

Vamos analisar as afirmativas.

 

I. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, exceto em casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, regidos por leis específicas. VERDADEIRO.

 

A publicidade é um dos princípios fundamentais da Administração Pública, conforme estabelecido no artigo 37 da Constituição.

"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:"

 

Sua finalidade é garantir a transparência e permitir o controle social sobre os atos administrativos, sendo essencial para a eficácia e moralidade dos mesmos. No entanto, há exceções previstas em lei, como a afirmativa bem colocou: os casos de segurança nacional, investigações policiais ou outros interesses superiores do Estado e da Administração Pública

 

Nesses casos, fica justificada a restrição da publicidade para proteger interesses públicos relevantes.

 

II. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, garantindo o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, consolidando a moralidade do ato administrativo. FALSA.

 

Embora isso seja uma parte fundamental, não só da moralidade administrativa, mas da moral como um todo, aquela não se limita apenas à distinção entre o bem e o mal. O princípio da moralidade vai além, exigindo que os atos administrativos não só sejam legais, mas também éticos e justos.

 

Logo, fica evidente que o gabarito não pode ser outro que não a letra B, apesar de ter sido indicado a letra C.

 

Espero ter ajudado.

 

Gabarito da banca: letra C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *