Assim mesmo, a valorização de fatores subjetivos maximiza as possibilidades por conta dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. As experiências acumuladas demonstram que a complexidade dos estudos efetuados estende o alcance e a importância de todos os recursos funcionais envolvidos.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é a letra B) Errado.
A afirmação presente na questão está incorreta, pois ela relaciona a valorização de fatores subjetivos com a maximização de possibilidades por conta de relacionamentos verticais entre hierarquias. Essa relação é inadequada e não condiz com os conceitos de desconcentração e descentralização administrativa.
A desconcentração e a descentralização são instrumentos de organização administrativa que visam otimizar a gestão pública, e não necessariamente se relacionam com a valorização de fatores subjetivos ou com a intensificação de relações hierárquicas.
- Desconcentração: ocorre quando a administração central do Estado delega competências a órgãos que lhe são hierarquicamente subordinados, mantendo a centralização da atividade administrativa.
- Descentralização: ocorre quando a administração central do Estado transfere competências e recursos a outras entidades, como Estados, Municípios ou entidades privadas, criando autonomia para a gestão de serviços públicos.
A valorização de fatores subjetivos pode estar presente em alguns casos, mas não é uma característica inerente à desconcentração ou descentralização, e a maximização de possibilidades por conta de relacionamentos verticais entre as hierarquias é um conceito que se distancia do objetivo principal desses mecanismos, que é a otimização da gestão pública e a aproximação do serviço público do cidadão.
Deixe um comentário