Continua após a publicidade..
Uma cisterna cilíndrica de 2 m de altura armazena a água captada de um telhado, recolhendo-a por uma abertura em seu topo. Na base, um tubo de vidro de 30 cm de altura foi graduado em centímetros, com o zero da escala coincidente com o nível do fundo da cisterna. Conforme a água entra na cisterna, o ar que preenche o tubo vertical, considerado como um gás perfeito, fica aprisionado e, devido à compressão, seu volume diminui, tornando o sistema um medidor indireto do nível de água armazenada.
Admitindo que a temperatura tenha sido sempre a mesma, e conhecidas a pressão atmosférica, 1.105Pa, a densidade da água, 1.103kg/m3 e a aceleração da gravidade, 10m/s2, no momento em que a cisterna estiver com sua capacidade máxima, o nível da água no interior do medidor, corresponderá, em cm, aproximadamente a
- A) 5.
- B) 7.
- C) 9.
- D) 11.
- E) 13.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
Para resolver a questão, o aluno deverá lembrar-se da Lei de Stevin e da idéia de que para alturas iguais, a pressão é a mesma. Logo, tomando um ponto A no tubo e um ponto B na cisterna com mesma coordenada Y ( altura), podemos dizer que a pressão em A é igual a pressão em B : Pa=Pb. Sabemos por Stevin que a pressão em qualquer ponto de um fluído é descrita por:
Em A, a pressão é :
Sendo h a distância da base do tubo até o ponto A e H a altura da cisterna. Como o gás é ideal, podemos dizer que a igualdade é verdadeira.
(Vo é o volume do gás sem compressão pela água).
Então :
Resolvendo a equação (I), encontramos h=5 cm. Resposta correta é a letra A.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário