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O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomenda-se que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão P0 no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era T0. Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente T. Durante o resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal).

Durante o processo de resfriamento, os valores de pressão em relação à temperatura (P × T) são representados pelo gráfico:

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Resposta:

A alternativa correta é letra E)

Pessoal, a relação Pressão e Temperatura é dada por

 

dfrac{P}{T} = cte

 

Consideramos o volume constante como a questão pede.

 

Logo,

 

P = cte times T

 

Reparem que quando um cai o outro também cai, em uma relação linear.

 

Temos então nosso gabarito como sendo a LETRA E.

 

LETRA A: A variação de temperatura e pressão é conjunta e não conforme indicado.

 

LETRA B. A pressão não variou.LETRA C. Pressão aumentando com variação de temperatura. Além disso, a curva é exponencial o que está errado também.

LETRA D. Pressão aumentando com queda da temperatura.

 

Gabarito: LETRA E.

  
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