Ao completar o tanque de combustível de um carro em uma manhã fria, provavelmente ocorrerá vazamento pelo “ladrão” do veículo em virtude do aumento de temperatura ao longo do dia, caso não haja consumo de combustível. De modo geral, os líquidos se dilatam mais que os sólidos, ou seja, o coeficiente de dilatação dos líquidos costuma ser maior que o dos sólidos, como no caso dos combustíveis e dos tanques dos automóveis.
Não sendo desprezível o coeficiente de dilatação do tanque, é CORRETO afirmar que a dilatação real do combustível será igual à(ao):
- A) Volume extravasado pelo ladrão.
- B) Dilatação volumétrica do tanque subtraída ao volume extravasado pelo ladrão.
- C) Dilatação volumétrica do tanque adicionada ao volume extravasado pelo ladrão.
- D) Dilatação do combustível no interior do tanque subtraída ao volume extravasado pelo ladrão.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Dilatação volumétrica do tanque adicionada ao volume extravasado pelo ladrão.
Gabarito: LETRA C.
A dilatação térmica é um fenômeno que ocorre tanto para os sólidos quanto para os líquidos. Dessa forma, devido ao aumento de temperatura ao longo do dia, o combustível e o tanque se dilatam.
Entretanto, como a capacidade do tanque aumenta devido à dilatação térmica, a dilatação do combustível observada é uma dilatação aparente.
Como o enunciado menciona, os líquidos se dilatam mais que os sólidos. Assim, se o tanque é completado em uma manhã fria, o combustível pode extravasar devido a essa diferença.
Então, a dilatação real do combustível é dada pela soma da dilatação volumétrica do tanque com o volume extravasado pelo ladrão. Ou seja, temos:
Delta V_{real} = Delta V_{tanque} + Delta V_{extravasado}
Portanto, a resposta correta é a alternativa (c).
Deixe um comentário