Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Rafael tem uma “minigeração” de energia elétrica através de placas fotovoltaicas e consegue, através de um aplicativo conectado ao inversor, acompanhar a geração de energia no dia através de gráficos que são disponibilizados pelo próprio aplicativo. Um dia, enquanto estava viajando de férias, acessou o aplicativo para acompanhar a geração de energia e encontrou os seguintes gráficos referentes aos dias 15/06 e 16/06:

Com base nesses gráficos, analise as afirmativas a seguir.

I. A máxima geração de energia nos dois dias ocorreu por volta de meio dia e a geração máxima de energia no dia 15 foi maior que a do dia 16, possivelmente por conta da presença de nuvens no dia 16.

II. A diferença encontrada nos gráficos pode ser explicada por uma diferença na temperatura ambiente nos dois dias; a temperatura média no dia 15 com certeza foi maior que a temperatura média no dia 16.

III. Apesar de ter um gráfico com menos oscilações, a geração de energia elétrica foi maior no segundo dia devido a uma maior estabilidade de incidência de luz solar gerando maior quantidade de calor.

Está correto o que se afirma apenas em

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I.

Vamos analisar uma a uma pessoal

 

CORRETA. Realmente as maiores energias foram nos intervalos declarados.

Além disso, o pico do dia 15 foi maior que o do dia 16 (apesar do dia 16 ter uma maior concentração de altas energias nos dias).

 

Por fim, nuvens podem ter atrapalhado a radiação solar.

 

ERRADA. Pessoal não podemos afirmar isso com certeza. Além disso a temperatura média no dia 16 POTENCIALMENTE é maior que o do dia 15, visto o gráfico ser mais bem distribuído.

 

ERRADA (pela banca). Pessoal, a incidência solar tem relação direta com a geração de energia.

 

Percebemos que tivemos uma estabilidade maior dessa incidência pelo gráfico. Não porque ter marcado a alternativa como errada.

 

Gabarito da Banca: LETRA A.

 

Gabarito do Professor: LETRA C.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *