Para dar conta de evitar danos estruturais em construções devido à dilatação térmica de peças e elementos, são empregadas as chamadas juntas de dilatação. Um tipo comum é a chamada junta serrada, que é a separação das peças por um vão – comum em pavimentos de concreto e pontes. Os coeficientes de dilatação térmica do aço e do concreto são bastante próximos, e a NBR6118 recomenda o uso do coeficiente alpha = 10^{-5} /ºC para o concreto armado.
Considerando uma peça de concreto armado de 40 m, em uma cidade como São Paulo em que a temperatura média anual é de cerca de 19,5 ºC com variação média de cerca de 10ºC acima e abaixo do valor médio, assinale a alternativa que contém uma estimativa compatível para a variação do comprimento da peça nesse intervalo médio de temperaturas (considerados o menor e o maior valor de comprimento).
- A) 0,8 m
- B) 8 cm
- C) 8 m
- D) 8mm
Resposta:
A alternativa correta é letra D) 8mm
A variação do comprimento é dada por:
Delta L = L_0 times alpha times Delta theta
O comprimento inicial L_0 é de 40 m, e a variação de temperatura é de 20^circ, já que, da temperatura de 19,5o C, pode aumentar e pode diminuir de 10o C. Então, ficamos com:
Delta L = 40 times 10^-5 times 20 = 0,008 ~m = 8 ~mm
Gabarito: Letra D.
Deixe um comentário