Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.

 

DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas.

Disponível em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019 (adaptado).

 

Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta certa é a letra C) Minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos.

Essa alternativa está correta porque o comercial televisivo em questão promove a compra de luvas e cobertores para se aquecer em casa. No entanto, há um erro conceitual, pois a pessoa não deixa o fantasma (que representa o frio) entrar em casa, mas, ao mesmo tempo, não abre a porta para comprar luvas e cobertores. Isso é incorreto, pois a porta é aberta para que o calor entre e o frio seja mantido do lado de fora.

Assim, a alternativa C) é a mais adequada, pois minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos é o objetivo principal do comercial. Ao fechar a porta e usar luvas e cobertores, a pessoa está evitando que o calor escape e, simultaneamente, mantendo o frio do lado de fora.

É importante notar que as demais alternativas não são completamente corretas. A alternativa A) está incorreta, pois o objetivo não é apenas aquecer a casa e os corpos. A alternativa B) está errada, pois evitar a entrada do frio na casa e nos corpos não é o objetivo principal do comercial. A alternativa D) também está incorreta, pois diminuir a entrada do frio na casa e aquecer os corpos não é o foco do comercial.

Em resumo, a alternativa C) é a mais adequada, pois minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos é o objetivo principal do comercial, e fechar a porta e usar luvas e cobertores são maneiras de alcançar esse objetivo.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *