No laboratório de Física do IFPA, um professor, para demonstrar os processos de transmissão de calor, fez a seguinte experiência: Segurou um tubo de ensaio cheio de água fria, pela parte do fundo, mantendo-o de forma inclinada. Aqueceu a parte superior do tubo em uma chama até que a água começou a ferver. O curioso foi o fato que, ainda assim, ele pode segurar o fundo do tubo sem queimá-lo. Analisando a experiência, ela comprova que:
- A) o vidro e a água são maus condutores de calor, e que a convecção não move a água para baixo.
- B) o vidro e a água são bons condutores de calor, e que a convecção não move a água para baixo.
- C) o vidro e a água são maus condutores de calor, e que a convecção move a água para baixo.
- D) o vidro e a água são bons condutores de calor, e que a radiação não move a água para baixo.
- E) o vidro e a água são bons condutores de calor, e que a radiação move a água para baixo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o vidro e a água são maus condutores de calor, e que a convecção não move a água para baixo.
Essa experiência demonstra que o vidro e a água não são bons condutores de calor. Quando o professor aqueceu a parte superior do tubo, o calor não foi transmitido rapidamente para a parte inferior do tubo, mantendo a água fria no fundo. Além disso, a convecção não move a água para baixo, pois a água quente tende a subir, criando uma corrente de convecção que não afeta a água fria no fundo do tubo.
Isso explica por que o professor pode segurar o fundo do tubo sem queimá-lo, mesmo com a água fervendo na parte superior. A falta de condução de calor e a convecção limitada permitem que a temperatura seja mantida separada em diferentes partes do tubo.
Deixe um comentário