(ENEM 2017) O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.
LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).
A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:
- A) Elevação da acidez.
- B) Ampliação da salinidade.
- C) Formação de voçorocas.
- D) Remoção da camada superior.
- E) Intensificação do escoamento superficial.
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
A) correta: O texto falava de perdas de nutriente do solo, destacando o acúmulo de elementos bem menos nutritivos e deu exemplo do acúmulo de alumínio. Os processos de degradação do solo podem se dar por diferentes caminhos, mas, diante do recorte que o texto fez, a resposta que mais se relacionava era o aumento da acidez do solo (perda de nutriente + acúmulo de metais).
B) incorreta: O aumento da salinidade do solo não ocorre em solos lixiviados, pois esses elementos reagem com a água e são "lavados"
C) incorreta: A formação das voçorocas está ligada a predisposição do solo, má drenagem e mau manejo do solo.
D) incorreta: A remoção da camada superior do solo está ligada ao manejo ruim da agricultura que remove os nutrientes e vegetação que protege o solo.
E) incorreta: O aumento do escoamento superficial está ligada a perda da capacidade do solo de absorver a água, mas em regimes com escassez de água o solo absorve o máximo de água possível para as estações secas.
Deixe um comentário