Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(ENEM 2017) Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas.

 

CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (adaptado).

 

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E)

A) incorreta: A inversão térmica se trata de uma anomalia climática onde a massa fria de ar fria fica presa abaixo de uma camada de ar quente, mantendo a superfície mais fria e em cidades esse fenômeno retém a poluição próxima a superfície também. 

B) incorreta: A poluição atmosférica está relacionada à emissão de substâncias poluentes que ficam suspensas na atmosfera e causam mudanças nas médias de temperatura e precipitação e etc. 

C) incorreta: A eutrofização da água é o excesso de matéria orgânica, seja plantas ou animais, prejudicando o equilíbrio biótico da água. 

D) incorreta: A contaminação dos solos pode ser consequência da poluição direta do solo através de aditivos químicos como agrotóxicos, pode ser de origem atmosférica com a precipitação de partículas suspensas na atmosfera. 

E) correta: A desertificação está relacionada ao clima da região junto com o mau manejo do solo, gerado seu empobrecimento e desestruturação onde o mesmo perde nutrientes e umidade.

Os ambientes transicionais são os mais suscetíveis à desertificação, pois são ecologicamente frágeis para suportar a exacerbação das atividades antrópicas, como a pecuária, a agricultura e a mineração. Tais atividades, quando realizadas de forma intensiva e recorrente, causam a redução da umidade e o empobrecimento do solo, tornando-o infértil.

Alternativa E.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *