No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul?
- A) Altitude, que forma barreiras naturais.
- B) Vegetação, que afeta a incidência solar.
- C) Massas de ar, que provocam precipitações.
- D) Correntes marítimas, que atuam na troca de calor.
- E) Continentalidade, que influencia na amplitude da temperatura.
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
A) incorreta: As baixas de temperatura e médias de precipitação estão elevadas em todo território nacional, vemos no canto superior direito do mapa que os dados foram coletados no inverno o que descreve um fenômeno climático.
B) incorreta: A vegetação influencia na retenção de umidade que age como regulador térmico, mas ao analisarmos o mapa vemos que a queda de temperatura ocorre a nível nacional e principalmente na região sul e sudeste por conta do inverno brasileiro.
c) correta: As massas de ar dão as características climáticas das estações do ano, no caso do mapa que mostra o inverno brasileiro, vemos uma temperatura menor na região mais a sul do Brasil e isso ocorre pela influência da Massa Polar Atlântica, que diminui a temperatura e aumenta a umidade por ser uma massa de formação oceânica.
D) incorreta: As correntes marinhas influenciam nas precipitação nos litorais onde águas mais quentes geram mais chuvas, mas não faz jus ao caso mencionado
E) incorreta: A continentalidade influência na amplitude térmica de localizações no interior do continente e com pouca umidade, o que não é o caso da região ao sul do Brasil.
No período observado, os dados metereológicos apresentados com relação à umidade elevada nas regiões Nordeste e Sul indicam a atuação das massas de ar, que provocam precipitações, que não são um elemento climático, mas, um fator, como explicado na aula.
Alternativa C.
Deixe um comentário