Considere dois corpos de mesmo material que ao absorverem a mesma quantidade de calor apresentam diferentes variações de temperatura. Esse fato pode ser explicado, corretamente, pelo conceito de
- A) calor latente.
- B) ponto de fusão.
- C) calor específico.
- D) capacidade térmica ou calorífica.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) capacidade térmica ou calorífica.
Essa questão pode ser explicada pelo conceito de capacidade térmica, que é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um corpo em 1°C (ou 1 K). Em outras palavras, é a medida da habilidade de um corpo em absorver ou liberar calor.
Quando dois corpos de mesmo material absorvem a mesma quantidade de calor, mas apresentam variações de temperatura diferentes, isso ocorre porque eles têm capacidades térmicas diferentes. Isso significa que um deles pode absorver mais calor para elevar sua temperatura em 1°C do que o outro.
O calor latente (opção A) é a quantidade de calor necessária para mudar o estado de agregação de uma substância, por exemplo, para converter água líquida em água vapor. Embora esteja relacionado à absorção de calor, não é o conceito correto para explicar a variação de temperatura entre os dois corpos.
O ponto de fusão (opção B) é a temperatura em que uma substância muda de estado sólido para líquido. Embora seja um conceito importante em termologia, não está relacionado à variação de temperatura entre os dois corpos.
O calor específico (opção C) é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 g de uma substância em 1°C. Embora esteja relacionado à capacidade térmica, não é o conceito correto para explicar a variação de temperatura entre os dois corpos.
Em resumo, a capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um corpo em 1°C, e é o conceito que explica a variação de temperatura entre os dois corpos que absorvem a mesma quantidade de calor.
Deixe um comentário