Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Todos os dias, chega à Terra uma grande quantidade de energia proveniente do Sol passível de ser utilizada pelo homem, por meio de sistemas coletores de energia solar. Em 1891, registrou-se, pela primeira vez, a utilização de coletor solar com a finalidade de aquecimento hídrico.

 

Um coletor solar dito plano, por exemplo, é constituído basicamente por uma caixa retangular rasa com cobertura de vidro, de forma a explorar o efeito denominado estufa. Dentro dessa caixa, há um tubo metálico — geralmente de cobre — por onde o fluido que se deseja aquecer escoa. Sobre esta tubulação, encontra-se uma placa absorvedora, de material metálico, de cor preta para aumentar a absorção de energia solar. Utiliza-se ainda um isolamento térmico na parte inferior do coletor para minimizar as perdas de calor para o ambiente.

 

As figuras de I a IV abaixo ilustram o uso de um coletor solar plano com tubo metálico curvado em um sistema de aquecimento de água. Esse sistema, além do coletor solar, possui um reservatório de água, com superfícies termicamente isoladas, e tubos de plástico que ligam o reservatório ao coletor. O funcionamento desse sistema de aquecimento pode ser assim descrito: a água fria sai do reservatório; entra no coletor, onde é aquecida; e retorna ao reservatório. As figuras apresentadas esboçam quatro esquemas alternativos de se conectar o reservatório ao coletor solar. As setas indicam o sentido de circulação da água.

 

 

A partir das informações acima, julgue o item.

 

De forma semelhante à placa absorvedora mencionada na descrição do coletor solar plano, a atmosfera do planeta Terra é capaz de criar o efeito estufa, fenômeno físico responsável por garantir que a radiação solar chegue à superfície dos continentes e mares.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

 

ITEM ERRADO

 

À placa absorvedora mencionada na descrição do coletor solar plano absorve a radiação enquanto o efeito estufa, é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. 

 

Logo, os processos não são semelhantes e sim opostos, um está relacionado a absorção de radiação e o outro a emissão.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *