A figura ao lado apresenta a curva de aquecimento de 100 g de uma substância pura genérica no estado sólido. Sabe-se que calor é fornecido
a uma velocidade constante de 500 cal
min^{-1}. Admite-se que não há perda de calor para o meio ambiente, que a pressão é de 1 atm durante toda a transformação e que a substância sólida apresenta apenas uma fase cristalina. Considere que sejam feitas as seguintes afirmações em relação aos estágios de aquecimento descritos na figura:
I. No segmento PQ ocorre aumento da energia cinética das moléculas.
II. No segmento QR ocorre aumento da energia potencial.
III. O segmento QR é menor que o segmento ST porque o calor de fusão da substância é menor que o seu calor de vaporização.
IV. O segmento RS tem inclinação menor que o segmento PQ porque o calor específico do sólido é maior que o calor específico do líquido.
Das afirmações acima, está(ão) ERRADA(S):
- A) ( ) apenas I.
- B) ( ) apenas I, II e III.
- C) ( ) apenas II e IV.
- D) ( ) apenas III.
- E) ( ) apenas IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) ( ) apenas IV.
A questão cobra do candidato conhecimentos acerca de estados físicos da matéria e suas transformações por meios de processos térmicos.
Antes de resolver a questão, vamos à algumas definições. Apesar de existir outros estados físicos, vamos nos ater na premissa que a matéria possui 3 estados básicos:
- Sólido: caracteriza-se por possuir uma estrutura organizada e compacta e baixa vibração molecular (baixa energia cinética e baixa energia potencial);
- Líquido: caracteriza-se por possuir uma estrutura baixo estado de organização, estrutura compacta e um maior grau de vibração molecular;
- Gasoso: nenhuma organização e alto grau de vibração molecular (alta energia cinética e potencial).
Fonte: https://www.infoescola.com/quimica/estados-fisicos-da-materia/
- Energia cinética de uma molécula diz respeito ao eu movimento em si. Quanto mais alta, mais rápido a molécula se move.
- Energia potencial de uma molécula diz respeito à estrutura da molécula. Quanto mais rígida é uma estrutura, menor sua energia potencial.
Nesse contexto, tanto com relação à energia cinética, quanto em termos de energia potencial:
E_{sólido} < E_{líquido} < E_{gás/vapor}
Antes de adentramos na questão, precisamos introduzir conceitos de termologia. Quando estamos tratando de estados físicos da matéria, temos dois tipos de calor:
- calor latente: é o responsável pela transformação entre os estados físicos. Durante esse processo, a temperatura é constante.
Q_{L} = m cdot C_L
ou
frac{Q_{L}}{ Delta t} = dot Q_{L} = frac{m}{Delta t} cdot C_L
QL = Quantidade de calor latente;
m = Massa (kg);
CL = Calor latente;
dot Q_L = Taxa de calor latente
Delta t = Tempo
- calor sensível: é o responsável pela variação de temperatura de uma substância em um determinado estado físico;
Q_S = m cdot C_s cdot Delta T
ou
frac{Q_S}{ Delta t} = dot Q_S =m cdot C_s cdot frac{Delta T}{Delta t}
QS = Quantidade de calor sensível;
m = Massa (kg);
CS = Calor sensível;
Delta T = Variação de temperatura
dot Q_S = Taxa de calor sensível
Delta t = Tempo
Vamos agora à resolução.
A questão apresenta a imagem e as assertivas abaixo e pede para identificarmos as ERRADAS. A questão informa que há transferência de calor constante para o sistema numa taxa de 500 cal/min.
I. No segmento PQ ocorre aumento da energia cinética das moléculas.
CERTA. Perceba que há o aumento da temperatura das moléculas, logo, há o aumento da energia cinética e potencial.
II. No segmento QR ocorre aumento da energia potencial.
CERTA. Observe que, apesar da temperatura permanecer constante (mudança de estado físico), o tempo está passando. Enquanto o tempo passa, o sistema está recebendo calor e mudando para uma fase com maior energia cinética e potencial.
III. O segmento QR é menor que o segmento ST porque o calor de fusão da substância é menor que o seu calor de vaporização.
CERTA. QR e ST são referentes a mudanças de fase (temperatura constante): fusão e vaporização, respectivamente. A mesma quantidade de substância passa mais tempo recebendo calor enquanto vaporiza do que enquanto funde. Isso significa que o calor de fusão é menor do que o calor de vaporização.
IV. O segmento RS tem inclinação menor que o segmento PQ porque o calor específico do sólido é maior que o calor específico do líquido.
ERRADA. Perceba que a mudança de temperatura de -40ºC até 0ºC é muito mais rápida que de 0ºC até 40ºC. Ou seja, uma pequena quantidade de calor eleva a temperatura do sólido, enquanto que o líquido precisa de mais energia para aumentar a temperatura em 40 unidades de ºC.
O comportamento do sólido é característico de um calor específico baixo. E o do líquido, alto.
RECOMENDAÇÃO DE QUESTÃO
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2165378
Deixe um comentário