Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Esfriamento de um cadáver (algor mortis)

O esfriamento do cadáver é um dos fenômenos abióticos imediatos que pode ser utilizado, com grandes ressalvas, na estimativa aproximada do momento da morte.

Com efeito, sabe-se que o corpo, uma vez cessadas as funções vitais, passa a perder calor, por diversos mecanismos – convecção, condução, irradiação e evaporação – à razão de 1,0 ºC a 1,5 ºC por hora, igualando em termos gerais, a temperatura do ambiente, no máximo, até a 24.ª hora após o decesso.

Internet: <www.perícias–forenses.com.br> (com adaptações).

Com relação aos conceitos físicos relacionados ao fenômeno tratado no texto, julgue os itens a seguir.

I Segundo o texto, o corpo humano só perde calor a partir do momento em que desfalece.

II A perda de calor por irradiação ocorre devido à temperatura em que o corpo se encontra, sendo que a taxa de energia perdida por unidade de tempo e por unidade de área diminui rapidamente com a temperatura.

III De acordo com o texto, pode-se inferir que a estimativa da hora em que ocorreu o óbito só pode ser feita dentro de algumas poucas horas após o ocorrido, caso contrário, deve-se lançar mão de outros fatores.

IV A perda de calor por convecção é a única forma que envolve também perda de massa por parte do cadáver.

Estão certos apenas os itens

Resposta:

A alternative correta é letra C) II e III.

Essa resposta está correta porque, itens II e III fazem sentido em relação ao fenômeno de esfriamento do cadáver.

No item II, é correto afirmar que a perda de calor por irradiação ocorre devido à temperatura em que o corpo se encontra, e que a taxa de energia perdida por unidade de tempo e por unidade de área diminui rapidamente com a temperatura. Isso é uma característica importante do processo de esfriamento do cadáver.

Já no item III, é correto inferir que a estimativa da hora em que ocorreu o óbito só pode ser feita dentro de algumas poucas horas após o ocorrido, caso contrário, é necessário considerar outros fatores. Isso é porque o processo de esfriamento do cadáver segue uma curva de resfriamento que permite estimar a hora do óbito com razoável precisão apenas nas primeiras horas após a morte.

Os outros itens não estão corretos porque o item I apenas afirma que o corpo humano perde calor após a morte, mas não apresenta uma relação direta com o fenômeno de esfriamento do cadáver. Já o item IV está errado porque a perda de calor por convecção não é a única forma que envolve perda de massa por parte do cadáver.

Portanto, a alternativa correta é a letra C) II e III.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *