A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:
I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.
Destas considerações, somente
- A) I é correta.
- B) II é correta.
- C) III é correta.
- D) I e II são corretas.
- E) II e III são corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) II e III são corretas.
A questão trata da dilatação térmica, fenômeno físico que ocorre quando há uma variação nas dimensões de um determinado corpo devido a uma variação de temperatura. Essa dilatação pode ser linear, superficial ou volumétrica.
Na dilatação térmica linear, a variação mais significativa sofrida pelo corpo envolve apenas uma dimensão, que é o comprimento. Por exemplo, a dilatação térmica em um fio ocorre mais significativamente em seu comprimento do que em outras dimensões.
A dilatação superficial envolve a variação das dimensões de uma superfície, como em uma chapa de metal fina.
Já a dilatação volumétrica ocorre quando as três dimensões do corpo sofrem grandes variações, podendo ocorrer em sólidos e líquidos. Dessa forma, devido à variação da temperatura dos tanques, caso não fossem subterrâneos, a medida do combustível vendido seria afetada. Nesse caso, 10 kg do combustível apresentaria diferentes volumes dependendo da temperatura dos tanques. Assim, vamos analisar cada uma das alternativas:
I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível. INCORRETA.
Na hora mais quente do dia, o combustível apresentaria a maior dilatação volumétrica do dia. Nesse caso, por exemplo, 10 litros do combustível correspondem a uma massa menor de combustível. Assim, você estaria comprando menos massa por litro de combustível. Alternativa incorreta.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro. CORRETA.
Aqui, temos o inverso da situação anterior. Com a temperatura mais baixa, uma mesma massa gasolina apresenta um volume menor. Nesse caso, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro. Alternativa correta.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido. CORRETA.
Como a dilatação térmica aumenta somente o volume, mantendo a massa constante, essa seria uma boa solução para esse problema comercial. Alternativa correta.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (E), II e III são corretas.
Deixe um comentário