A pressão manométrica de um pneu de automóvel é de 205 kPa antes de iniciar uma viagem em um local onde a pressão atmosférica é de 95 kPa e a temperatura é de 25ºC (considere que o ar no interior do pneu está em equilíbrio térmico com o meio externo). Ao término da viagem, a pressão manométrica verificada no mesmo pneu foi de 225 kPa, em uma cidade onde a pressão atmosférica é de 105 kPa. Admitindo que o comportamento do ar seja igual ao comportamento de um gás ideal e sabendo que o volume do pneu aumentou em 5%, assinale a opção que apresenta a melhor aproximação para a temperatura do ar do pneu medida após o término da viagem.
- A) 29ºC
- B) 35ºC
- C) 44ºC
- D) 71ºC
- E) 85ºC
Resposta:
Resposta: D) 71°C
Para encontrar a temperatura do ar no pneu após o término da viagem, precisamos aplicar a lei dos gases ideais, que relaciona a pressão, volume e temperatura dos gases.
A lei dos gases ideais é dada pela fórmula:
$$PV = nRT$$
Onde:
- $P$ é a pressão do gás;
- $V$ é o volume do gás;
- $n$ é a quantidade de substância do gás (número de moles);
- $R$ é a constante dos gases ideais;
- $T$ é a temperatura do gás em Kelvin.
No nosso caso, sabemos que:
- A pressão inicial do ar no pneu é de 205 kPa;
- A pressão atmosférica é de 95 kPa;
- A temperatura inicial é de 25°C = 298 K;
- O volume do pneu aumentou em 5%;
- A pressão final do ar no pneu é de 225 kPa.
Como o volume do pneu aumentou em 5%, podemos calcular o novo volume como:
$$V_f = V_i times 1,05$$
Onde $V_i$ é o volume inicial do pneu e $V_f$ é o volume final do pneu.
Agora, podemos aplicar a lei dos gases ideais para encontrar a temperatura final do ar no pneu.
$$P_fV_f = nRT_f$$
Onde $P_f$ é a pressão final do ar no pneu, $V_f$ é o volume final do pneu e $T_f$ é a temperatura final do ar no pneu que queremos encontrar.
Como sabemos que a quantidade de substância do gás não mudou, podemos igualar a equação acima com a equação inicial:
$$P_iV_i = nRT_i$$
Onde $P_i$ é a pressão inicial do ar no pneu, $V_i$ é o volume inicial do pneu e $T_i$ é a temperatura inicial do ar no pneu.
Agora, podemos dividir as duas equações para eliminar a constante dos gases ideais e a quantidade de substância do gás:
$$frac{P_fV_f}{P_iV_i} = frac{T_f}{T_i}$$
Substituindo os valores conhecidos, obtemos:
$$frac{225 times 1,05V_i}{205V_i} = frac{T_f}{298}$$
$$Rightarrow T_f = frac{225 times 1,05}{205} times 298$$
$$Rightarrow T_f approx 71°C$$
Portanto, a temperatura do ar no pneu após o término da viagem é de aproximadamente 71°C.
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