De quanto em quanto tempo os pneus devem ser
calibrados?
O correto é calibrar os pneus frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo, que em alguns carros está fixada na porta do motorista. Se não for o caso, no manual está descrita a pressão adequada. Vale lembrar alguns cuidados a serem tomados pelos motoristas, que são o balanceamento e alinhamento a cada cinco mil quilômetros e o rodízio de pneus que deve ser feito a cada 10 mil quilômetros.
Disponível em: <g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1038967-9658,00- TIRE+DUVIDAS+SOBRE+CALIBRAGEM+DE+PNEUS.html>. Acesso em: 10 dez. 2016.
Ao calibrar os pneus quando estão quentes, corre-se o risco de não os calibrar com a pressão recomendada pelo fabricante, mesmo que o aparelho calibrador esteja regulado com o valor correto, pois, ao esfriar, a pressão dos pneus será alterada. Sendo P e T a pressão e a temperatura do pneu no ato da calibragem, qual é a variação de pressão ΔP sofrida quando sua temperatura varia em ΔT? (Considere o ar dos pneus como um gás ideal, o volume do pneu constante e a temperatura do ar injetado em equilíbrio térmico com o interior do pneu já no ato da calibragem.)
- A) ΔT
- B) PΔT
- C) frac{PΔT}{T}
- D) frac{PT}{ΔT}
- E) frac{P}{TΔT}
Resposta:
A alternativa correta é letra C) frac{PΔT}{T}
Visto que o volume permanece constante, temos:
(dfrac{P}{T})_{i} = (dfrac{P}{T})_{f}
P_f = dfrac{P_i times T_f}{T_i}
Como P_f e T_f podem ser considerados um acréscimo/decréscimo de pressão relacionada a pressão inicial, a notação em Delta P e Delta T se mantém correta.
Gabarito: LETRA C.
Deixe um comentário