Um procedimento muito importante tomado por motoristas é a calibragem dos pneus do automóvel, onde ar deve ser injetado ou retirado deles para que a pressão interna atinja o valor recomendado pelo fabricante, que fica entre 28 e 32 PSI em média, a depender do modelo. Para isso, utiliza-se uma bomba de ar comprimido e um medidor de pressão acoplado que faz a leitura da pressão interna no momento que a mangueira de ar é conectada ao pneu, determinando a quantidade correta de ar a ser retirada ou injetada nos pneus. No manual de um automóvel é comum ter a seguinte recomendação: “Evite a medição da pressão dos pneus quando estes estiverem aquecidos”.
Apesar desta recomendação, alguns motoristas contrariamente costumam calibrar os pneus depois de dirigirem por muitos quilômetros. Que tipo de problema pode acontecer com os pneus do automóvel se a recomendação acima não for cumprida durante a calibragem?
- A) Como resfriamento, os pneus reduzem de volume por efeito da contração térmica, aumentando a pressão interna para acima do valor calibrado.
- B) Como o ar aquecido reduz sua densidade, o valor medido pelo calibrador não representará a pressão correta, levando a uma calibragem errada.
- C) Com o resfriamento dos pneus, a densidade do ar no seu interior aumentará, ocasionando, portanto, em uma pressão interna maior do que o valor calibrado.
- D) Com os pneus aquecidos, o ar no seu interior terá um aumento de sua massa, resultando em uma leitura de pressão acima do normal.
- E) Quando os pneus resfriarem, o ar do seu interior também resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Quando os pneus resfriarem, o ar do seu interior também resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado.
Gabarito: LETRA E.
a) Como resfriamento, os pneus reduzem de volume por efeito da contração térmica, aumentando a pressão interna para acima do valor calibrado. INCORRETA.
Com os pneus aquecidos, a pressão medida na calibragem é maior, fazendo com que o motorista diminua a quantidade de ar nos pneus. Então, com o resfriamento, a pressão interna diminui. Alternativa incorreta.
b) Como o ar aquecido reduz sua densidade, o valor medido pelo calibrador não representará a pressão correta, levando a uma calibragem errada. INCORRETA.
Apesar de reduzir a densidade com o aumento da temperatura, o valor medido pelo calibrador representa a pressão no momento da calibragem. O problema é que a pressão medida não corresponde à recomendação do fabricante, uma vez que a pressão se encontra acima da recomendada. Alternativa incorreta.
c) Com o resfriamento dos pneus, a densidade do ar no seu interior aumentará, ocasionando, portanto, em uma pressão interna maior do que o valor calibrado. INCORRETA.
Assim como mencionamos na alternativa (b), de fato a densidade do ar no interior aumenta com o resfriamento dos pneus, mas o problema consiste na medição de uma pressão maior que a recomendada, levando o motorista a murchar o pneu e calibrá-lo em uma pressão não recomendada. Alternativa incorreta.
d) Com os pneus aquecidos, o ar no seu interior terá um aumento de sua massa, resultando em uma leitura de pressão acima do normal. INCORRETA.
Os pneus aquecidos sofrem um aumento de volume e de pressão. Porém, a quantidade de ar, e consequentemente sua massa, se mantém constante. Alternativa incorreta.
e) Quando os pneus resfriarem, o ar do seu interior também resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado. CORRETA.
Como mencionamos na alternativa (a), a pressão medida na calibragem é maior quando os pneus estão aquecidos. Isso faz com que o motorista diminua a quantidade de ar nos pneus. Assim, após o resfriamento dos pneus, a pressão interna diminui. Alternativa correta.
Portanto, a resposta correta é a alternativa (e).
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