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Medida de apoio integrado centrada na criança e na família, mediante ações de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, saúde e ação social, que permite assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, potencializar as interações familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática em questão. Tendo em vista as patologias do desenvolvimento e o campo das políticas públicas para a infância, o enunciado se refere ao processo de

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) intervenção precoce.

Gabarito: Letra A

Medida de apoio integrado centrada na criança e na família, mediante ações de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, saúde e ação social, que permite assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, potencializar as interações familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática em questão. Tendo em vista as patologias do desenvolvimento e o campo das políticas públicas para a infância, o enunciado se refere ao processo de
a)  intervenção precoce.

Certo! A questão traz a definição de intervenção precoce dada pelo Ministério da Educação, da Saúde, do Trabalho e da Solidariedade de Portugal:

“A Intervenção Precoce visa prestar um serviço multidisciplinar a crianças com NEE ou com risco de AGD e às respetivas famílias de forma a promover oportunidades de desenvolvimento para as crianças e oportunidades de aquisição e promoção de competências parentais e autonomia para a família. Neste sentido, em 1999, o Despacho Conjunto do Ministério da Educação, da Saúde, do Trabalho e da Solidariedade n° 891/99 que veio regulamentar a Intervenção Precoce durante dez anos, define-a como “(…) uma medida de apoio integrado, centrado na criança e na família, mediante ações de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da ação social, com vista a: a) Assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento; b) Potenciar a melhoria das interações familiares; c) Reforçar as competências familiares com suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática da deficiência".”


b)  avaliação neuropsicológica.

Errado. Avaliação neuropsicológica é um procedimento de investigação complexo que tem como objetivo analisar os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais do paciente. Embora seja uma prática importante para entender o desenvolvimento da criança, o foco desta alternativa não é a intervenção preventiva descrita no enunciado.


c)  educação especial.

Errado. Educação especial é, de acordo com a lei brasileira, modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Embora relacionada ao desenvolvimento infantil, a educação especial não abrange todo o espectro de ações preventivas mencionadas na definição.


d)  inclusão produtiva.

Errado. Inclusão produtiva é uma estratégia que busca garantir o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ao mercado de trabalho e aos meios de produção. Este conceito não se aplica diretamente ao desenvolvimento infantil ou às medidas de apoio centradas na criança e na família descritas no enunciado.


e)  inclusão educacional e reabilitação.

Errado. A inclusão educacional refere-se ao processo de garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação. Já a reabilitação envolve a restauração das capacidades funcionais de uma pessoa após uma doença ou lesão. Não é o descrito no enunciado.

 

Nosso gabarito é Letra A

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