No trabalho de avaliação de estudantes com necessidades especiais na aprendizagem, o psicólogo escolar deve tomar uma série de precauções e cuidados. Assinale a alternativa que apresenta um desses cuidados.
- A) Priorizar a avaliação de habilidades cognitivas e, havendo necessidade, considerar também o desenvolvimento da afetividade.
- B) Considerar os estudantes avaliados como criança, independentemente de sua idade cronológica.
- C) Privilegiar a sua experiência profissional em detrimento da adoção de um referencial teórico que julgue útil para sustentar as suas conclusões.
- D) Ter um vasto conhecimento acerca do desenvolvimento humano típico em diferentes abordagens teóricas.
- E) Utilizar diferentes fontes de informação quando a observação do comportamento em sala de aula for insuficiente para a conclusão do trabalho.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é a letra D) Ter um vasto conhecimento acerca do desenvolvimento humano tópico em diferentes abordagens teóricas.
Quando se trata de avaliar estudantes com necessidades especiais na aprendizagem, o psicólogo escolar deve possuir um conhecimento amplo e diversificado sobre o desenvolvimento humano, abrangendo diferentes abordagens teóricas. Isso permite que o psicólogo escolar compreenda as necessidades específicas de cada estudante e desenvolva estratégias personalizadas para apoiar seu crescimento e desenvolvimento.
As outras alternativas não são corretas porque:
- A) Priorizar a avaliação de habilidades cognitivas e considerar o desenvolvimento da afetividade é importante, mas não é o único cuidado que o psicólogo escolar deve ter.
- B) Considerar os estudantes avaliados como crianças, independentemente de sua idade cronológica, não é uma abordagem apropriada, pois cada estudante tem suas necessidades e habilidades únicas.
- C) Privilegiar a experiência profissional em detrimento de um referencial teórico não é adequado, pois o psicólogo escolar deve ter conhecimento teórico para fundamentar suas práticas.
- E) Utilizar diferentes fontes de informação quando a observação do comportamento em sala de aula for insuficiente é importante, mas não é o cuidado mais fundamental que o psicólogo escolar deve ter.
Em resumo, o psicólogo escolar deve ter um conhecimento amplo e diversificado sobre o desenvolvimento humano para avaliar e apoiar estudantes com necessidades especiais na aprendizagem de forma eficaz.
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