Assinale a alternativa que NÃO apresenta a uma competência ou habilidade do psicólogo escolar para a atuação dos profissionais de psicologia na escola.
- A) Realizar encaminhamento de alunos para profissionais especializados fora da instituição escolar em casos excepcionais, nos quais sua complexidade e especificidade assim o demandem.
- B) Identificar e atender individualmente os alunos com problemas de comportamento, tais como indisciplina e agressividade.
- C) Propor programas e ações adequados às especificidades de cada aluno com necessidades especiais e à legislação vigente, que auxiliem a sua inclusão e o seu processo de ensino-aprendizagem.
- D) Atender às demandas psicológicas emergenciais do aluno, visando promover a escuta e o acolhimento dele.
- E) Acompanhar o desempenho escolar do aluno, visando auxiliar na melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Identificar e atender individualmente os alunos com problemas de comportamento, tais como indisciplina e agressividade.
Gabarito: Letra B.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta a uma competência ou habilidade do psicólogo escolar para a atuação dos profissionais de psicologia na escola.
A questão está baseada no seguinte texto que fala sobre as competências do psicólogo escolar:
"Competência e descrição sugerida:
Acompanhamento do Processo Ensino-Aprendizagem: Acompanhar o desempenho escolar do aluno, visando auxiliar na melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem.
Educação Especial: Propor programas e ações adequados às especificidades de cada aluno com necessidades especiais e à legislação vigente, que auxiliem a sua inclusão e o seu processo de ensino-aprendizagem.
Promover Espaços de Diálogo com Alunos: Promover espaços de diálogo com alunos possibilitando o estabelecimento de vínculo e confiança além de criar possibilidades de escuta e oportunidades de dar voz aos mesmos dentro da instituição escolar.
Orientação Psicopedagógica: Auxiliar na prevenção e identificação de dificuldades de aprendizagem, considerando as condições bio-psico-sócio-culturais do aluno.
Orientação Profissional: Auxiliar na escolha de carreira e construção de planos profissionais de alunos a partir da realização de espaços promotores de reflexão e autoconhecimento.
Orientação Individualizada: Realizar orientação e/ou aconselhamento psicológico, auxiliando na melhoria do processo educacional do aluno.
Suporte Emocional: Atender a demandas psicológicas emergenciais do aluno visando promover a escuta e o acolhimento do mesmo.
Encaminhamento: Realizar encaminhamento de alunos para profissionais especializados fora da instituição escolar em casos excepcionais, nos quais sua complexidade e especificidade assim o demandem."
Fonte: "Mapeamento de competências do psicólogo escolar" (Santos et al.)
Com isso, nota-se que a única alternativa que não apresenta uma das competências supracitadas é a Letra B.
a) Realizar encaminhamento de alunos para profissionais especializados fora da instituição escolar em casos excepcionais, nos quais sua complexidade e especificidade assim o demandem.
b) Identificar e atender individualmente os alunos com problemas de comportamento, tais como indisciplina e agressividade.
c) Propor programas e ações adequados às especificidades de cada aluno com necessidades especiais e à legislação vigente, que auxiliem a sua inclusão e o seu processo de ensino-aprendizagem.
d) Atender às demandas psicológicas emergenciais do aluno, visando promover a escuta e o acolhimento dele.
e) Acompanhar o desempenho escolar do aluno, visando auxiliar na melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem.
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