Para viabilizar a educação inclusiva, foi preciso ampliar o conceito de acessibilidade, atribuindo seis dimensões à sua definição. A partir da legislação que garante atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, relacione as colunas, associando cada dimensão da acessibilidade à sua correspondente descrição, e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Dimensão arquitetônica.
2. Dimensão comunicacional.
3. Dimensão metodológica.
4. Dimensão instrumental.
5. Dimensão programática.
6. Dimensão atitudinal.
( ) Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão.
( ) Possibilita a acessibilidade a todos os instrumentos, utensílios e equipamentos utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e na recreação.
( ) Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar.
( ) Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, dentre outras).
( ) Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.
( ) Combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade.
- A) 4 – 3 – 1 – 2 – 5 – 6.
- B) 3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.
- C) 4 – 2 – 3 – 1 – 6 – 5.
- D) 3 – 4 – 1 – 2 – 5 – 6.
- E) 3 – 4 – 6 – 5 – 2 – 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.
Gabarito: Letra B.
A questão está baseada na seguinte tabela:
Dimensões da Acessibilidade | Conceitos |
1. Arquitetônica | Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar. |
2. Comunicacional | Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras). |
3. Metodológica | Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão. |
4. Instrumental | Possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios e equipamentos, utilizados na escola, as atividades de vida diária, no lazer e recreação. |
5. Programática | Combate o preconceito e discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e equiparação de oportunidade. |
6. Atitudinal | Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência. |
Fonte: "Tecnologia Assistiva nas escolas" (ITS Brasil)
Com isso, podemos relacionar as colunas abaixo.
( 3 ) Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão. (Dimensão metodológica)
( 4 ) Possibilita a acessibilidade a todos os instrumentos, utensílios e equipamentos utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e na recreação. (Dimensão instrumental)
( 1 ) Elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar. (Dimensão arquitetônica)
( 2 ) Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, dentre outras). (Dimensão comunicacional)
( 6 ) Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência. (Dimensão atitudinal)
( 5 ) Combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade. (Dimensão programática)
Portanto, a sequência ficou 3 4 1 2 6 5. Encontramos a resposta na Letra D.
a) 4 – 3 – 1 – 2 – 5 – 6.
b) 3 – 4 – 1 – 2 – 6 – 5.
c) 4 – 2 – 3 – 1 – 6 – 5.
d) 3 – 4 – 1 – 2 – 5 – 6.
e) 3 – 4 – 6 – 5 – 2 – 1.
Deixe um comentário