A psicologia escolar refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que nela se estabelecem. Sobre os compromissos e perspectivas para a psicologia escolar no Brasil, assinale a alternativa correta.
- A) A psicologia escolar tem pouco a contribuir para a educação, uma vez que os fatores determinantes são predominantemente de ordem socioeconômica.
- B) A psicologia escolar deve limitar sua atuação à compreensão do educando como indivíduo isolado, desconsiderando suas condições concretas de vida.
- C) A psicologia escolar deve evitar se envolver na formação do educador/professor, uma vez que isso não afeta diretamente o processo educativo.
- D) A psicologia escolar tem pouca relevância na compreensão dos fatores presentes no processo educativo, uma vez que estes são determinados exclusivamente por fatores externos à sala de aula.
- E) A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.
Gabarito: Letra E.
A psicologia escolar refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que nela se estabelecem. Sobre os compromissos e perspectivas para a psicologia escolar no Brasil, assinale a alternativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A educação é constituída por múltiplos determinantes, dentre os quais os fatores de ordem psicológica; portanto, a psicologia tem contribuição para a Educação.
Que seja uma psicologia capaz de compreender o processo ensino-aprendizagem e sua articulação com o desenvolvimento, fundamentada na concreticidade humana (determinações sócio-históricas), compreendida a partir das categorias totalidade, contradição, mediação e superação. Deve fornecer categorias teóricas e conceitos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo e são necessários para a efetivação da ação pedagógica.
(...)
A psicologia deve assumir seu lugar como um dos fundamentos da educação e da prática pedagógica, contribuindo para a compreensão dos fatores presentes no processo educativo a partir de mediações teóricas "fortes", com garantia de estabelecimento de relação indissolúvel entre teoria e prática pedagógica cotidiana.
Esta psicologia deve propiciar a compreensão do educando a partir da perspectiva de classe e em suas condições concretas de vida, condição necessária para se construir uma prática pedagógica realmente inclusiva e transformadora.
(...)
O psicólogo não é pedagogo, mas se quiser trabalhar com educação terá que mergulhar nessa realidade como alguém que faz parte dela, reconhecendo-se como portador de um conhecimento que pode e deve ser socializado com os demais educadores, tanto no trabalho interdisciplinar, como na formação de educadores, sobretudo professores;"
Fonte: "Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas" (Antunes)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) A psicologia escolar tem pouco a contribuir para a educação, uma vez que os fatores determinantes são predominantemente de ordem socioeconômica.
b) A psicologia escolar deve limitar sua atuação à compreensão do educando como indivíduo isolado, desconsiderando suas condições concretas de vida.
c) A psicologia escolar deve evitar se envolver na formação do educador/professor, uma vez que isso não afeta diretamente o processo educativo.
d) A psicologia escolar tem pouca relevância na compreensão dos fatores presentes no processo educativo, uma vez que estes são determinados exclusivamente por fatores externos à sala de aula.
e) A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.
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