No que se refere à linguagem, é importante que os profissionais da área educacional conheçam os marcos de desenvolvimento da linguagem. Crianças com atrasos da primeira linguagem, se não forem devidamente estimuladas, podem experimentar consequências cognitivas, sociais e emocionais. Acerca dos marcos de desenvolvimento e atraso de linguagem na infância, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) Espera-se que crianças entre 12 e 18 meses comecem a dizer as primeiras palavras com significado.
- B) Por volta de 12 a 24 meses, surgem palavras que valem por uma frase inteira.
- C) O uso de discursos diretos e indiretos começam por volta dos 18 meses,
- D) Uma criança entre 24 a 30 meses apresenta um vocabulário de 150 a 200 palavras,
- E) Um atraso de linguagem pode caracterizar-se por vocabulário pobre, dificuldade na combinação de palavras para formar frases, sintaxe pouco estruturada, fala ininteligível, dificuldade com conceitos abstratos e figurativos, dentre outras características.
Resposta:
A resposta correta é a letra C) O uso de discursos diretos e indiretos começa por volta dos 18 meses.
É importante que os profissionais da área educacional conheçam os marcos de desenvolvimento da linguagem, pois crianças com atrasos na primeira linguagem, se não forem devidamente estimuladas, podem experimentar consequências cognitivas, sociais e emocionais. No que se refere ao desenvolvimento da linguagem, é fundamental que as crianças passem por diferentes estágios, como a fase de balbucio, a fase de uma palavra e a fase de combinação de palavras.
De acordo com a teoria do desenvolvimento da linguagem, as crianças começam a dizer as primeiras palavras com significado entre 12 e 18 meses. Por volta de 12 a 24 meses, surgem palavras que valem por uma frase inteira. Já entre 24 a 30 meses, as crianças apresentam um vocabulário de 150 a 200 palavras.
No entanto, a alternativa C) O uso de discursos diretos e indiretos começa por volta dos 18 meses é INCORRETA. Isso porque os discursos diretos e indiretos são característicos de uma linguagem mais avançada, que surge em torno dos 3 a 4 anos de idade.
Portanto, é fundamental que os profissionais da área educacional conheçam os marcos de desenvolvimento da linguagem para identificar possíveis atrasos ou dificuldades em crianças e intervirem de forma eficaz, estimulando o desenvolvimento linguístico saudável.
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