Julgue o próximo item, relativo a teorias de aprendizagem.
A partir da concepção de que a relação entre aprendizagem e desenvolvimento é indissociável, Vygotsky construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, entendida como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar a partir da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
A teoria de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal é fundamental na psicologia educacional. Segundo Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento são indissociáveis. A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar a partir da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.
Vygotsky argumenta que a zona de desenvolvimento proximal é onde a aprendizagem ocorre, pois é nessa zona que a criança recebe apoio e orientação de um adulto ou de um peer mais experiente, permitindo que ela desenvolva suas habilidades e conhecimentos. Além disso, Vygotsky defende que a zona de desenvolvimento proximal é dinâmica e pode variar de acordo com a criança e a situação.
Portanto, a afirmação de que a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial é correta, o que justifica a resposta A) Certo.
Deixe um comentário