Leia o trecho a seguir extraído da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Art. 205 – A educação, direito de todos, dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Considerando o trecho supracitado e as Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, produzidas pelo CFP, avalie as afirmativas sobre a atuação do psicólogo:
I– A atuação da Psicologia para questões da Educação deve envolver, prioritariamente, o fortalecimento de uma gestão educacional democrática que considera todos os agentes que participam da comunidade escolar, e de formas efetivas de acompanhamento do processo de escolarização.
II– O psicólogo tem a função de permitir que a escola elabore e avalie o projeto político-pedagógico, sem interferir, permitindo a autonomia da comunidade e destacando a dimensão subjetiva da realidade escolar.
III– Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a uma avaliação da criança e do jovem, a fim de descobrir seu diagnóstico e as limitações de aprendizagem, para centrar-se no aluno, identificando os determinantes do fracasso escolar e realizando as modificações.
Está CORRETO o que se afirma em
- A) I, apenas.
- B) I e III, apenas.
- C) II, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I, apenas.
Gabarito: Letra A.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho do documento:
"Na direção de contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todos os níveis, nossas ações devem pautar-se em tornar disponível um saber específico da Psicologia para questões da Educação que envolvam prioritariamente o fortalecimento de uma gestão educacional democrática que considere todos os agentes que participam da comunidade escolar, e de formas efetivas de acompanhamento do processo de escolarização."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
Falso. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:
"As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
Falso. Essa afirmativa reproduz o modelo clínico tradicional. Não é isso que o documento propõe para o trabalho na Educação Básica.
"No caso da avaliação das dificuldades no processo de escolarização, é fundamental avaliar o aluno prospectivamente, naquilo que ele pode se desenvolver, e não se restringir àquilo que o aluno não consegue realizar, ou mesmo centrar se somente no aluno, sem refletir sobre a produção social do fracasso escolar.
Com pais, familiares ou responsáveis, a (o) psicóloga (o) pode refletir sobre o papel social da escola e da família, assimcomo sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem."
Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)
Portanto, apenas a afirmativa I está correta. Encontramos a resposta na Letra A.
Está CORRETO o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Deixe um comentário