A psicologia escolar no Brasil tem enfrentado diversos desafios para se consolidar como uma área de atuação profissional e de produção de conhecimento. Entre as opções, é possível destacar como desafio:
- A) A necessidade de ampliar o campo de intervenção para além da escola, considerando outros espaços educativos e sociais.
- B) A dificuldade de superar a visão clínica e individualista que ainda predomina na formação e na prática do psicólogo escolar.
- C) A carência de políticas públicas que garantam a presença e a valorização do psicólogo escolar nas instituições educacionais.
- D) A importância de construir uma identidade profissional que articule as dimensões teórica, técnica, ética e política da psicologia escolar.
Resposta:
A resposta certa é a letra C) A carência de políticas públicas que garantam a presença e a valorização do psicólogo escolar nas instituições educacionais.
Essa alternativa é correta pois a psicologia escolar no Brasil enfrenta desafios para se consolidar como uma área de atuação profissional e de produção de conhecimento. A falta de políticas públicas que garantam a presença e a valorização do psicólogo escolar nas instituições educacionais é um dos principais desafios enfrentados pela psicologia escolar.
Isso ocorre porque a presença do psicólogo escolar nas instituições educacionais é fundamental para garantir o bem-estar dos alunos e professores, além de promover a qualidade do ensino. No entanto, sem políticas públicas que garantam a presença e a valorização do psicólogo escolar, é difícil para esses profissionais exercerem seu papel de forma eficaz.
Além disso, a falta de políticas públicas também pode levar à invisibilidade do papel do psicólogo escolar, tornando difícil para esses profissionais serem reconhecidos e valorizados em seu trabalho.
Portanto, é essencial que haja políticas públicas que garantam a presença e a valorização do psicólogo escolar nas instituições educacionais, para que esses profissionais possam exercer seu papel de forma eficaz e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
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