As concepções teórico-metodológicas que norteiam o trabalho da psicologia escolar são diversas, exigindo no fazer profissional uma postura crítica. Considere as afirmativas que caracterizam a atuação crítica da psicologia no contexto escolar.
I. O saber-fazer da psicologia escolar deve pautar-se no compromisso social e histórico com o processo de transformação social.
II. A intervenção da psicologia na escola assume compromisso pela defesa de uma sociedade democrática e uma escola participativa.
III. A atuação frente às queixas escolares parte da compreensão de que o fracasso escolar é um fenômeno social e biologicamente determinado.
IV. A atuação deve ser orientada por categorias de análise que contribuam para a apreensão das múltiplas determinações do processo educacional.
Estão corretas as afirmativas
- A) III e IV, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) I, II e III, apenas.
- D) I, II e IV, apenas.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é D) I, II e IV, apenas.
Essa questão aborda as concepções teórico-metodológicas que norteiam o trabalho da psicologia escolar, exigindo do profissional uma postura crítica. As afirmativas que caracterizam a atuação crítica da psicologia no contexto escolar são:
I. O saber-fazer da psicologia escolar deve pautar-se no compromisso social e histórico com o processo de transformação social.
II. A intervenção da psicologia na escola assume compromisso pela defesa de uma sociedade democrática e uma escola participativa.
III. A atuação frente às queixas escolares parte da compreensão de que o fracasso escolar é um fenômeno social e biologicamente determinado.
IV. A atuação deve ser orientada por categorias de análise que contribuam para a apreensão das múltiplas determinações do processo educacional.
As afirmativas I, II e IV são corretas porque a psicologia escolar busca promover a transformação social, defendendo a democracia e a participação na escola, e analisando as múltiplas determinações do processo educacional. Já a afirmativa III não é correta por si só, pois, embora o fracasso escolar seja um fenômeno social e biologicamente determinado, a atuação da psicologia escolar não se resume apenas a essa compreensão.
A alternativa D) I, II e IV, apenas, é a correta porque essas afirmativas caracterizam a atuação crítica da psicologia no contexto escolar, buscando a transformação social, a defesa da democracia e a análise das múltiplas determinações do processo educacional.
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