O termo medicalização refere-se ao processo de transformar questões não médicas, eminentemente de origem social e política, em questões médicas. Considerando essa compreensão, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A) No campo educacional, o efetivo enfrentamento da medicalização exige a presença de profissionais capacitados de psicologia nas escolas e de professores que sejam capazes de ensinar bem.
- B) O processo de medicalização também se faz presente nas escolas, onde muitos estudantes fazem uso de medicamentos para solucionar problemas de aprendizagem e de comportamento.
- C) No campo educacional, a medicalização gira em torno da concepção de que os problemas de aprendizagem e comportamento são produtos de doenças ou de transtornos dos estudantes, contribuindo para práticas de encaminhamentos desses para realização de diagnósticos e tratamentos.
- D) A medicalização da/na educação constitui-se em um desdobramento inevitável do processo de patologização dos problemas educacionais.
Resposta:
A afirmativa INCORRETA é a letra A) No campo educacional, o efetivo enfrentamento da medicalização exige a presença de profissionais capacitados de psicologia nas escolas e de professores que sejam capazes de ensinar bem.
Essa afirmativa é incorreta pois ela sugere que a presença de profissionais de psicologia e professores capacitados seja suficiente para enfrentar a medicalização no campo educacional. No entanto, a medicalização é um processo mais complexo e amplo que envolve a transformação de questões sociais e políticas em problemas médicos. Ela requer uma abordagem mais ampla e crítica, que vá além da presença de profissionais capacitados.
A medicalização é um processo que ocorre quando se atribui uma causa médica a problemas que, na verdade, têm origem social e política. No campo educacional, isso pode ocorrer quando se atribui a problemas de aprendizagem e comportamento a doenças ou transtornos dos estudantes, em vez de considerar as razões sociais e políticas que os provocam. Por exemplo, em vez de considerar que um estudante tem dificuldades de aprendizagem devido à falta de recursos ou à desigualdade social, se atribui a uma doença ou transtorno, como o déficit de atenção ou a dislexia.
Portanto, o enfrentamento da medicalização no campo educacional requer uma abordagem mais crítica e ampla, que considere as razões sociais e políticas que provocam os problemas de aprendizagem e comportamento, e não apenas a presença de profissionais capacitados.
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