Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A escola desempenha um papel importante na promoção da saúde mental infantojuvenil, podendo disponibilizar um ambiente seguro e estruturado para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e comportamentais. “[…] a escola é um dos principais contextos de vida de crianças e adolescentes na atualidade, possuindo, assim, um caráter psicossocial relevante que deve ser assumido e explorado” (CID, et al., 2019, p.4).

Que intervenções podem ser desenvolvidas nas escolas de educação básica para a promoção da saúde mental dos estudantes? Assinale a alternativa correta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a letra A)

A escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental infantojuvenil, podendo disponibilizar um ambiente seguro e estruturado para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e comportamentais. Como afirma CID et al. (2019, p.4), a escola é um dos principais contextos de vida de crianças e adolescentes na atualidade, possuindo, assim, um caráter psicossocial relevante que deve ser assumido e explorado.

Portanto, a intervenção mais eficaz para a promoção da saúde mental dos estudantes é a forma contínua de toda a equipe escolar, que se direciona aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais. Além disso, é fundamental envolver os pais e familiares no cotidiano escolar, criar rede de apoio para estudantes, incluindo a equipe escolar, familiares, serviços de saúde e os próprios estudantes.

Essa abordagem holística permite que a escola seja um ambiente de apoio e desenvolvimento para os estudantes, onde eles possam receber ajuda e suporte para lidar com os desafios que enfrentam. Além disso, a equipe escolar pode trabalhar em conjunto com os pais e familiares para desenvolver estratégias de apoio e intervenção mais eficazes.

Já as outras opções não são tão eficazes, pois se limitam a apenas uma parte da equipe escolar ou se concentram em diagnosticar os alunos com possíveis transtornos mentais, o que não é suficiente para promover a saúde mental dos estudantes.

Em resumo, a alternativa A é a mais completa e abrangente, pois envolve toda a equipe escolar e os pais e familiares, e se direciona aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *