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O conceito de Educação foi amplamente debatido por vários pesquisadores ao longo do tempo. Estes interpretaram a Educação, segundo áreas do conhecimento distintas e formularam teorias e metodologias que permeiam as atividades educacionais até os dias atuais. O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atendam aos objetivos de aprendizagem.
(Pinheiro, 2002.)
Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando a atender a diversidade de alunos e recursos.
(Bittencourt, 1999.)
Considerando a atuação do professor na concepção sociocultural, infere-se que:
- A) Nesta concepção, é um mediador entre o conhecimento e o aluno. O docente tem a responsabilidade de problematizar os conteúdos e conceitos, desafiando os alunos, de modo que a criatividade e a criticidade sejam desenvolvidas nas aulas.
- B) Nesta concepção, cabe o planejamento das melhores ações para se chegar aos objetivos de aprendizagem propostos. São comumente utilizados estímulos e punições, visando a incentivar o aluno ou corrigir aspectos que não sejam positivos.
- C) Atua como um facilitador dos processos de aprendizagem. As subjetividades individuais dos alunos são elementos que favorecem a interação com os conteúdos; o professor estimula as percepções e a personalidade de cada um na aprendizagem.
- D) Tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Leva o aluno a entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos. A relação entre estudante e professor é igualitária; o aluno é instigado a questionar sempre.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é a letra D) Tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Leva o aluno a entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos. A relação entre estudante e professor é igualitária; o aluno é instigado a questionar sempre.
A resposta correta é a letra D porque, , de acordo com a concepção sociocultural, o professor tem o papel de instigar o aluno a perceber a organização social em que vive e situá-lo no espaço geográfico e seu tempo histórico. Isso significa que o professor deve criar um ambiente que permita ao aluno entender que é um sujeito ativo na construção dos conhecimentos históricos, e não apenas um receptor passivo de informações.
Essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento da criticidade e da criatividade do aluno, pois permite que ele se situe no contexto histórico e geográfico e entenda como as relações sociais influenciam a construção do conhecimento. Além disso, a igualitária relação entre estudante e professor é essencial para que o aluno se sinta estimulado a questionar e a buscar respostas, tornando-se um sujeito ativo na construção do conhecimento.
É importante notar que as outras alternativas não apresentam a mesma abordagem sociocultural, que enfatiza a importância do professor como um mediador entre o conhecimento e o aluno, e a construção do conhecimento como um processo ativo e participativo.
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