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As teorias psicológicas, quer se refiram à aprendizagem, quer não fornecem os pressupostos teóricos que orientam o processo pedagógico. A tarefa do educador é a de traduzir a teoria em prática funcional. Neste processo de transformar a teoria em prática, o ponto fundamental é a consistência, ou seja, evitar intervenções incongruentes com os princípios da teoria adotada. Várias teorias se preocupam em descrever a aprendizagem. Basicamente, as divergências existentes entre elas estão na ênfase dada pelos autores a um de dois aspectos: mudança no comportamento ou processo mental subjacente a tal processo.
(Cória-Sabini MA. A aplicação de teorias psicológicas ao planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2003.)
A adoção de uma das teorias psicológicas pelo educador conduz a um tratamento pedagógico específico e, ainda, considerando a teoria de Skinner, que embora tenha tido o mérito de oferecer um método alternativo à abordagem tradicional de ensino, sua proposta apresenta algumas limitações. NÃO se trata de uma das limitações acerca da teoria de Skinner:
- A) A crença em uma relação causa-efeito entre o programa de ensino e a aprendizagem do aluno impede a análise dos efeitos de outros fatores que atuam na prática pedagógica. O aprendiz é considerado um elemento passivo e totalmente controlado pelas contingências ambientais, o que não permite uma relação dialética com as mesmas.
- B) Ao selecionar os objetivos, sequenciar as instruções, planejar a atividade de ensino e a avaliação, o professor pretende ter o controle total sobre o cotidiano da sala de aula. O aluno não tem espaço para manifestar sua individualidade, a não ser no ritmo da aprendizagem. Ele deve apenas emitir respostas e realizar as tarefas previstas no planejamento.
- C) É adotada uma análise molecular do comportamento, que pode ser útil para respostas muito específicas; porém, não é adequada para a compreensão dos processos mentais superiores e dos comportamentos complexos envolvidos na educação. Ao invés de oferecer explicações para estes aspectos, o autor simplesmente os excluiu a priori de sua teoria.
- D) No processo de aprendizagem escolar, a criança parte de suas próprias generalizações e significados, raciocinando sobre as explicações recebidas e transformando-as de acordo com seus esquemas conceituais. Para se chegar à generalização e abstração necessárias ao conceito estudado, ela precisa de auxílio e mediação dos adultos e outras crianças.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) No processo de aprendizagem escolar, (o aluno) parte de suas próprias generalizações e significados, raciocinando sobre as explicações recebidas e transformando-as de acordo com seus esquemas conceituais.
Essa alternativa destaca a importância do papel ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ao contrário da teoria de Skinner, que considera o aluno como um elemento passivo controlado pelas contingências ambientais, a resposta correta destaca a capacidade do aluno de raciocinar e transformar as explicações recebidas em seu próprio conhecimento.
Isso é fundamental para a compreensão dos processos mentais superiores e dos comportamentos complexos envolvidos na educação. A abordagem de Skinner pode ser útil para respostas muito específicas, mas não é adequada para a compreensão dos processos mentais mais complexos.
Além disso, a resposta correta também destaca a importância do papel dos adultos e de outras crianças na aprendizagem escolar. O aluno não aprende sozinho, mas sim com a ajuda e o apoio de outros.
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