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Pensando o papel do psicólogo na educação inclusiva, Vygotsky (1997) menciona que “a deficiência em si não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sócio-psicológica”.
(CFP, 2013 P. 59.)
“Promovendo uma discussão sobre a _____________ e o respeito à _______________ humana, pode-se ter uma compreensão ___________________ do significado da deficiência, do preconceito, das práticas excludentes, superando intervenções focadas na atuação clínica, individual. A intervenção focada no ____________, na instituição, certamente colaborará para a inclusão daqueles que estão alijados do processo de escolarização, estudantes com ou sem deficiências.” Sobre atuação do psicólogo na educação inclusiva, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
- A) exclusão / diversidade / individual / social
- B) diversidade / inclusão / individual / grupo
- C) inclusão / diversidade / histórico-social / grupo
- D) inclusão / exclusão / histórico-social / individual
Resposta:
A alternativa correta é letra C) inclusão / diversidade / histórico-social / grupo
Essa alternativa é correta porque, promove uma discussão sobre a inclusão e o respeito à diversidade humana, o que pode ter uma compreensão mais ampla do significado da deficiência, do preconceito e das práticas excludentes. Além disso, a intervenção focada no histórico-social, na instituição, certamente colaborará para a inclusão daqueles que estão alijados do processo de escolarização, estudantes com ou sem deficiências.
Isso está de acordo com a visão de Vygotsky (1997), que menciona que a deficiência não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sócio-psicológica. Portanto, é fundamental que o psicólogo atue de forma a promover a inclusão e o respeito à diversidade, superando intervenções focadas na ação clínica individual.
Ao focar na inclusão, diversidade e histórico-social, o psicólogo pode colaborar para a criação de um ambiente mais justo e igualitário, onde todos os estudantes possam se desenvolver de forma plena e satisfatória.
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