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O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até aquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações: pedagógicas, institucionais, relacionais, políticas, culturais e econômicas. As práticas de intervenção, portanto, decorrem dessas concepções.
(CFP, 2013 P. 55.)
Sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, o psicólogo avança no entendimento desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.
II. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição.
III. Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artística, que possibilitam expressões da subjetividade.
Está correto o que se afirma em
- A) I, II e III.
- B) I e II, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) II e III, apenas.
Resposta:
A resposta correta é a letra A) I, II e III.
Essa afirmação é verdadeira porque as três escolhas apresentadas possuem uma relação direta com a Psicologia Educacional.
A escolha I destaca a importância de considerar as práticas sociais e escolares que influenciam no processo de ensino-aprendizagem, mostrando que o psicólogo deve analisar essas condições histórico-sociais para entender melhor o processo.
Já a escolha II ressalta a complexidade do processo de escolarização em uma sociedade marcada pela desigualdade, destacando que essa desigualdade precisa ser considerada como base social da constituição da subjetividade humana.
Por fim, a escolha III destaca a prática do psicólogo em conduzir a criança e o jovem a descobrir seu potencial de aprendizagem, utilizando mediadores culturais como música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, entre outros.
Portanto, é correto afirmar que as três escolhas estão relacionadas à Psicologia Educacional e que o psicólogo deve considerar esses fatores para melhor entender o processo de ensino-aprendizagem e conduzir a criança e o jovem a alcançar seu potencial.
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