Texto associado
O Conselho Federal de Psicologia, acompanhando a orientação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), apresenta a definição e é responsável pelas normas técnicas embasando teoricamente o profissional psicólogo para atuar com ética na área da psicologia aplicada à educação no Brasil.
(Franschini, 2016 p. 62.)
Os órgãos mencionados anteriormente configuram o psicólogo escolar e educacional e definem o seu papel; assinale-o.
- A) No âmbito clínico, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais.
- B) Realiza sua atuação no âmbito da educação informal; realiza pesquisas, diagnósticos, não tem como objetivo trabalhar com intervenções preventivas ou corretivas individual ou em grupos.
- C) Não participa em conjunto com a equipe e com o corpo docente na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.
- D) Abrange, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- -aprendizagem. Considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema.
Resposta:
A resposta certa é a letra D) Abrange, in sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.
Essa alternativa é a correta porque define o papel do psicólogo escolar e educacional, que é abranger todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem. Isso inclui considerar as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema.
Essa abordagem holística é fundamental para que o psicólogo escolar e educacional possa desenvolver estratégias eficazes para melhorar o desempenho dos alunos e promover um ambiente de aprendizado saudável e produtivo. Além disso, essa abordagem permitirá ao psicólogo escolar e educacional identificar e abordar os problemas de aprendizado, comportamento e saúde mental dos alunos de forma mais eficaz.
Em contraste, as outras alternativas apresentadas não são tão abrangentes e não consideram todos os segmentos do sistema educacional. Por exemplo, a alternativa A) No âmbito clínico, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resulte na realização dos objetivos educacionais, é muito mais limitada e não considera todos os aspectos do sistema educacional.
Portanto, a alternativa D) é a mais adequada, pois define o papel do psicólogo escolar e educacional de forma mais ampla e abrangente, considerando todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.
Deixe um comentário