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Sobre o percurso histórico da psicologia no Brasil, Cruces (2003) encontrou dados que revelam um desenvolvimento muito voltado para atender os problemas de aprendizagem da educação; portanto, pode-se afirmar que a psicologia aplicada à educação foi propulsora de significante parte do desenvolvimento da psicologia.
(Franschini, 2016 p. 57.)
Considerando o enunciado sobre o percurso da psicologia brasileira aplicada à educação, é correto afirmar que:
- A) A psicologia brasileira aplicada à educação, principalmente os psicólogos formados antes do século XXI, registram a essa formação uma demanda de carência sobre a constituição teórica para atuação na psicologia escolar e educacional.
- B) A psicologia brasileira aplicada à educação aponta como uma das fragilidades ao longo dos anos a carência sobre a constituição teórica para atuação na psicologia escolar e educacional. Contudo, esses registros acontecem perante os relatos dos psicólogos formados anterior ao século XXI.
- C) Uma das fragilidades da psicologia brasileira aplicada à educação se deve ao fato de existirem cursos de graduação que são mantidos à margem de avaliações que não garantem a qualidade, fazendo sua expansão de modo desenfreado, aliados em sua maioria a interesses puramente econômicos.
- D) Ao longo dos anos o psicodiagnóstico e a avaliação psicológica, considerados como atividades inerentes e exclusivas dos psicólogos, passam a ser as atividades mais desenvolvidas e estudadas, fazendo com que as demais atuações não apresentassem o mesmo nível de importância. Esse fator contribuiu para reduzir significamente o número de disciplinas de psicologia escolar durante a formação.
Resposta:
A resposta certa é a letra D) Ao longo dos anos o psicodiagnóstico e a avaliação psicológica, (…)
Essa resposta é correta porque, pesquisa realizada por Cruces (2003) revelou que a psicologia aplicada à educação foi propulsora de significante parte do desenvolvimento da psicologia no Brasil. Além disso, Franschini (2016) também destaca que a psicologia educacional é fundamental para atender os problemas de aprendizagem na educação.
No entanto, ao longo dos anos, o psicodiagnóstico e a avaliação psicológica, considerados como atividades inerentes e exclusivas dos psicólogos, passaram a ser as atividades mais desenvolvidas e estudadas, fazendo com que as demais atividades não apresentassem o mesmo nível de importância. Esse fator contribuiu para reduzir significativamente o número de disciplinas de psicologia escolar durante a formação.
Portanto, a resposta D) é a mais adequada, pois destaca a importância do psicodiagnóstico e da avaliação psicológica na formação dos psicólogos, e como essas atividades se tornaram mais desenvolvidas e estudadas em detrimento de outras disciplinas de psicologia escolar.
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