Sobre as estratégias de aprendizagem cabe mencionar a importância da concepção de conhecimento e aprendizagem. De acordo com Nunes e Silveira (2015), “apesar desta conceituação geral da aprendizagem, este não é um conceito simples e unânime. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada, centrando no aspecto externo, no aspecto interno ou na interação sujeito e meio”. No cenário da psicologia da educação, pode-se destacar várias concepções de conhecimento, que são amplamente discutidas, consideradas importantes para esse campo de atuação, sendo denominadas:
- A) Construtivista, Humanista e Inatista.
- B) Histórico-cultural, Humanista e Empirista.
- C) Empirista, Inatista, Construtivista e Humanista.
- D) Empirista, Inatista, Construtivista e Histórico-cultural.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é D) Empirista, Inatista, Construtivista e Histórico-cultural.
Essa alternativa é considerada correta pois, de acordo com Nunes e Silveira (2015), as concepções de conhecimento e aprendizagem são variadas e podem ser abordadas de forma diferente, destacando-se os aspectos externo, interno ou a interação sujeito e meio.
No contexto da psicologia educacional, é possível destacar diferentes concepções de conhecimento, que são amplamente discutidas e consideradas importantes para esse campo de atuação. Destacam-se as concepções Empirista, Inatista, Construtivista, Humanista e Histórico-cultural.
A concepção Empirista enfatiza a importância da experiência e da observação na construção do conhecimento. Já a concepção Inatista destaca a ideia de que o conhecimento é inato, ou seja, que as pessoas nascem com certas habilidades e conhecimentos pré-concebidos.
A concepção Construtivista, por outro lado, considera que o conhecimento é construído socialmente, através da interação entre os indivíduos e o meio. A concepção Humanista destaca a importância da motivação e do interesse pessoal na construção do conhecimento.
Já a concepção Histórico-cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na construção do conhecimento, destacando que o conhecimento é influenciado pelas experiências e práticas culturais.
Portanto, a alternativa D) Empirista, Inatista, Construtivista e Histórico-cultural é considerada correta pois aborda as diferentes concepções de conhecimento e aprendizagem de forma mais completa e abrangente.
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