Qual conceito de Lev Vygotsky define melhor a frase “Obtenção de conhecimento a partir de um elo intermediário entre o indivíduo e o ambiente”?
- A) Aprendizagem mediada;
- B) Aprendizagem interpessoal;
- C) Aprendizagem corporal-sinestésica;
- D) Aprendizagem compartilhada.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Aprendizagem mediada;
Gabarito Letra A
Qual conceito de Lev Vygotsky define melhor a frase “Obtenção de conhecimento a partir de um elo intermediário entre o indivíduo e o ambiente”?
a) Aprendizagem mediada;
b) Aprendizagem interpessoal;
c) Aprendizagem corporal-sinestésica;
d) Aprendizagem compartilhada.
Esse elo intermediário faz uma mediação entre o indivíduo e o meio. Vygotsky aborda o conceito de aprendizagem mediada. O autor não dedica sua obra a estudar a aprendizagem interpessoal nem corporal-sinestésica. Veja:
“No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender. Ela se diverte ao ouvir os sons das teclas de um piano, pressiona interruptores e observa o efeito, aperta e morde para examinar a textura de um ursinho de pelúcia e assim por diante. Essa lista de atividades, entretanto, pode dar a impressão de que, para adquirir saberes, basta o contato direto com o objeto de conhecimento. Na realidade, boa parte das relações entre o indivíduo e seu entorno não ocorre diretamente. Para levar a água à boca, por exemplo, a criança utiliza um copo. Para alcançar um brinquedo em cima da mesa, apoia-se num banquinho. Ao ameaçar colocar o dedo na tomada, muda de ideia com o alerta da mãe - ou pela lembrança de um choque. Em todos esses casos, um elo intermediário se interpõe entre o ser humano e o mundo. Em sua obra, o bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934) dedicou espaço a estudar esses filtros entre o organismo e o meio. Com a noção de mediação, ou aprendizagem mediada, o pesquisador mostrou a importância deles para o desenvolvimento dos chamados processos mentais superiores - planejar ações, conceber consequências para uma decisão, imaginar objetos etc. Tais mecanismos psicológicos distinguem o homem dos outros animais e são essenciais na aquisição de conhecimentos. Vygotsky demonstrou essa característica referindo-se a diversos experimentos realizados com animais. Num deles, um macaco conseguia pegar uma banana no alto de uma jaula se visse um caixote no mesmo ambiente. No entanto, se não houvesse o caixote, o símio nem sequer cogitaria buscar outro objeto que o aproximasse de seu objetivo. O ser humano, por outro lado, agiria de forma diferente.”
Nosso gabarito é Letra A.
Deixe um comentário